O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 851,3 mil para a Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Coopasub), que congrega produtores e processadores de mandioca de16 municípios localizados no entorno de Vitória da Conquista.
Os recursos, não reembolsáveis, provêm do Fundo Social do Banco e serão utilizados para implantação da sede administrativa da cooperativa e de uma central de embalagens, armazenamento e distribuição. A ação tornará possível o beneficiamento de 25 toneladas de farinha de mandioca ao dia, agregando valor ao produto, que poderá ser comercializado diretamente aos varejistas e atacadistas, minimizando a ação de atravessadores.
A operação, realizada pelo Departamento de Economia Solidária da Área de Inclusão Social do BNDES, acontece por meio de um acordo de cooperação técnica firmado com o Banco do Brasil, cujo objetivo é implementar projetos direcionados a atividades produtivas sustentáveis, sobretudo nas regiões menos desenvolvidas do país. O aporte do BNDES corresponde a 84,1% do investimento total.
Uma vez concluída a implantação do projeto, a meta é que, num período de até quatro anos, o número de cooperados salte dos atuais 2.173 para 3.000. O número de empregos diretos também crescerá, devendo passar de 14 para 40, representando um incremento de 185%. Quanto aos empregos indiretos, a expectativa é de que sejam gerados 120 novos postos.
Além de BNDES e BB, a Coopasub conta com a parceria de outros agentes das esferas federal, estadual e municipal e da sociedade civil, como a Embrapa, Conab, Sebrae-BA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Petrobras, prefeitura de Vitória da Conquista, Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério do Trabalho e Emprego.