Somos 47.236 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Boneca com síndrome de Down pretende estimular integração social


13 de outubro de 2010

O projeto de uma boneca com síndrome de Down nasceu há um ano e meio da iniciativa de duas mães que queriam proporcionar às suas filhas com síndrome bonecas com que pudessem se identificar e, principalmente, dar às crianças sem a síndrome uma oportunidade de brincar com essas bonecas. É a primeira vez no mundo que é lançada uma boneca com síndrome de Down em nível industrial, para toda população. Existem outras bonecas, mas que são direcionadas para crianças com síndrome de Down e seus irmãos e amigos, as mais baratas custam 50 dólares (mais de 100 reais).


Durante um ano, as mães das meninas fizeram contato com mais de 25 fabricantes. Ouviram reiteradas negativas e inúmeros comentários preconceituosos. Finalmente, na metade de 2006, a Walbert, indústria de brinquedos, encampou o projeto e concordou em produzir um protótipo.


As mães das meninas apresentaram a boneca ao Instituto MetaSocial, ONG sem fins lucrativos que realiza ações de inclusão social, entre elas a campanha Ser Diferente é Normal, tema de carnaval da escola de samba carioca Império Serrano este ano. O instituto ajudou a abrir caminhos para a realização do projeto. Além disso, emprestará sua marca “Ser diferente é normal” para constar no projeto (seja na roupa das bonecas, caixa, etc…).


Muitos envolvidos no desenvolvimento da boneca abraçaram a causa, como Leticia Mocarzel, mãe da Joana, que vive a menina Clara na novela Páginas da Vida. Foram desenvolvidas bonecas de alta qualidade, com o nome de “Turma Da Clarinha” em vários modelos: A Clarinha, um casal de negros, um casal loiro de olhos azuis, um casal cabelos castanhos e olhos castanhos.


A idéia é produzir novos personagens, cada um com suas características diferenciadas, com o objetivo de que todas as crianças possam crescer em contato com a diversidade humana de maneira lúdica.


As vendas ajudarão o Grupo SD da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo. O lançamento da boneca ainda não tem data certa.


Fonte: Sentidos (sentidos.uol.com.br ), com base em matéria publicada.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador