Para promover a integração dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), o Brasil já conta com estruturas de comunicação pública que podem ser utilizadas. Uma delas é a TV Brasil, canal público internacional do Estado brasileiro. Inaugurado em 2005, o canal tem como objetivo integrar as produções culturais e informativas dos países da América do Sul.
A TV Brasil foi um dos projetos apresentados e debatidos no seminário “A Comunicação Pública no Processo de Integração Regional”, realizado, no início de janeiro, em Buenos Aires, Argentina. O encontro reuniu gestores de empresas públicas de comunicação, que discutiram ações concretas para o fortalecimento da integração regional do Mercosul.
Segundo dados da emissora, 93% da programação da TV Brasil é formada por produções vindas de parceiros dos países da América do Sul. São cerca de 50 acordos de cooperação que garante essa troca de conteúdo. A emissora acredita que é importante introduzir na programação produções de diversos países para garantir a diversidade dos povos sul-americanos.
Um dos noticiários da TV Brasil é o “América do Sul Hoje”, um jornal em português, voltado para o público brasileiro, com notícias da América do Sul. A emissora tem também o “Notícias do Brasil”, em que são veiculadas as principais notícias brasileiras, em espanhol, disponibilizadas para a população dos países sul-americanos.
Além da TV Brasil, o país conta com outras estruturas de comunicação que podem ser utilizadas no processo de integração entre os países do Mercosul, como, por exemplo, as 23 emissores de televisões educativas.
Fonte: Adital (www.adital.org.br ), com base em matéria publicada.