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Brasil tem sociedade 3.0, mas governo 1.0


5 de outubro de 2015

Ronaldo Lemos, representante do MIT Media Lab e coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas, afirma que os protestos populares no Brasil mostraram que “as demandas que surgem na internet são legítimas, que elas deveriam influenciar o Congresso e o Executivo da mesma forma que a mídia exerce influência sobre pautas de políticas públicas”. Mas ele alerta que há um grande descompasso entre as demandas da sociedade brasileira e as respostas das autoridades brasileiras (GARCEZ, 2013).

Segundo ele, em junho de 2013, as redes sociais atenderam uma expectativa que já existia há algum tempo, “de ser um canal onde as pessoas procuram manifestar frustrações que elas não conseguem há anos expressar na esfera política” (GARCEZ, 2013).

Ao avaliar as manifestações de 2013, Ronaldo Lemos afirma que o estopim veio do Movimento Passe Livre, até porque, a seu ver, “a agenda do transporte público materializa toda a questão da falta de gestão pública, a vontade de ocupar a cidade, a possibilidade de se deslocar de uma ponta a outra sem o sacrifício de tempo ou de dinheiro. Esse movimento foi percebido como uma síntese de todas as coisas que o país vive, de todas as crises de governabilidade que o país vive, e aí escalonou para uma dimensão maior, justamente graças ao debate que começou nas redes sociais” (GARCEZ, 2013).

Na avaliação do especialista, “existe desde sempre um temor sobre o papel das redes sociais no Brasil. Um elemento objetivo desse temor é que a lei sempre tem sido extremamente restritiva no que diz respeito ao uso da internet e das redes sociais na campanha eleitoral”. Ele explica que até meados da década passada, o uso da internet na campanha eleitoral era praticamente proibido. “Tudo que acontecesse fora do site do candidato era considerado pela lei eleitoral como propaganda irregular. Quando você olha a lei, dá para enxergar o temor que a rede gera na esfera pública. Demorou anos para que a rede ganhasse a liberdade necessária” (GARCEZ, 2013).

“O poder público age como se a internet fosse um mundo à parte, que só o que aparece na mídia (tradicional) é que tem relevância. A internet seria perfumaria, algo acessório. Mas as manifestações mostraram o contrário”, afirma Ronaldo. E completa: “os protestos mostraram que as agendas que estão na internet são agendas legítimas, que deveriam influenciar o Congresso e o Executivo, da mesma forma que a mídia exerce influência sobre pautas de políticas públicas. Houve sim falha do governo em identificar essas frustrações. O governo ainda é 1.0. A sociedade brasileira é 3.0. Era 2.0, mas depois das manifestações, ela subiu para 3.0 porque se misturou a rua com a rede. E o recado que a gente está discutindo é que o que se passa no online precisa ser levado a sério (GARCEZ, 2013).

Já o geógrafo David Harvey, professor de antropologia da Universidade da Cidade de Nova York (Cuny), que esteve no Brasil, em junho de 2015, para participar do Seminário Internacional Cidades Rebeldes, afirma que há uma distância dos Estados em relação ao povo e aos sentimentos do povo. “Parte do que está movendo a raiva da população é a sensação de que não há de fato uma democracia, canais reais de consulta e de engajamento ao processo político. O Estado e um pequeno grupo de líderes de negócios poderosos tomam decisões sobre a construção de um novo estádio de futebol, ou outros megaprojetos. Há um sentimento de alienação do processo político. E isso constrói uma importante base para a frustração e a raiva. Pessoas alienadas tendem a ser muito passivas até que alguma coisa aconteça e elas se tornem bravas. E aí se começa a ver protestos desse tipo, seguidos dessa repressão. Vimos isso em muitas cidades” (BEDINELLI, 2015).

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