Representantes do projeto Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável estão realizando uma visita técnica ao Canadá, para conhecer iniciativas da Association of Canadian Community Colleges (AACC) nas áreas de turismo, hospitalidade, confecção e moda. O grupo ficará no Canadá até o dia 18 deste mês.
O projeto Mulheres Mil, desenvolvido por 12 centros federais de educação tecnológica e uma escola técnica federal, visa promover a inclusão social e o acesso ao mundo do trabalho para mil mulheres das Regiões Norte e Nordeste.
Implementado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e pela Rede Norte-Nordeste de Educação Tecnológica, o projeto tem coordenação da Assessoria Internacional do Ministério da Educação e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Ele também conta com a parceria da AACC e da Agência Canadense de Cooperação Internacional.
As mulheres começarão a ser capacitadas em 2008, em treinamento que terá duração de quatro anos e será sintonizado com a realidade sócio-econômica local e regional. Além de capacitação nas áreas de alimentos, agricultura familiar, turismo, artesanato e outras especialidades, elas terão informações sobre mercado de trabalho, cooperativismo, sustentabilidade, saúde, meio ambiente e empreendedorismo.
A comitiva brasileira é formada por representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e dos centros federais de educação tecnológica do Amazonas, Bahia, Ceará, Pará e Piauí.
Fonte: Agência Brasil