A Câmara dos Deputados instalou uma Frente Parlamentar da Extensão Rural Pública, com a adesão de 243 deputados e 21 senadores. O Brasil conta atualmente com 15 mil extensionistas rurais, presentes em 4,4 mil municípios.
Os extensionistas conseguiram dos parlamentares a promessa de lutar pela aprovação de projetos que melhorem a qualidade de vida do homem do campo e por menos burocracia na liberação de recursos. Entre as décadas de 70 e 80, 60% das verbas da extensão rural vinham da União. Hoje, esse índice caiu para apenas 8%.
Quadro Atual
Os extensionistas rurais são educadores que utilizam técnicas que auxiliam o produtor rural a ter uma produção sustentável sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Segundo números divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, a miséria no campo foi reduzida de 56,5% da população rural em 1995 para 41% em 2006. De acordo com a fundação, essa queda se deve, em parte, à ação das empresas de extensão rural que desenvolvem políticas públicas no campo. No Brasil, 4,2 milhões de agricultores familiares respondem por 38% da produção nacional e por 70% dos empregos gerados no campo. A extensão rural atende principalmente esses pequenos agricultores.