A Campanha Global de Ações pelo Clima (GCCA), mais conhecida como “Campanha TicTac”, está chamando todos os cidadãos e cidadãs para uma grande mobilização no próximo dia 29 de agosto. Mobilizações semelhantes ocorrerão por todo o mundo. No dia 29, faltarão exatamente 100 dias para o início da 15ª Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas CoP 15 em Copenhague, Dinamarca. A ideia é trabalhar o tema “100 dias para Copenhague: o tempo urge”. Em oito capitais do país, serão inaugurados grandes relógios (totens com 3 metros de altura por 1,2 de largura) com um ?painel TicTac? marcando a contagem regressiva para a CoP 15. A campanha está convidando todos a se juntarem à iniciativa, nos eventos que ocorrerão em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Brasília e Manaus. Serão disponibilizados e fornecidos ?kits mobilização? pela TicTac. Veja abaixo os locais de mobilização e sugestões de atividades:
Belo Horizonte: Praça da Savassi. Horário: 10h a 12h – Relógio: a conferir. Organização: Greenpeace e Campanha TicTacTicTac
Brasília: Parque da Cidade. 10h a 13h. Organização: Greenpeace
Fortaleza: Praça Tibúrcio Cavalcante. Horário: 8h30 a 13h. Atividades: Teatro de bonecos, exibição de filmes, pintura de painéis sobre o clima e oficinas temáticas. Caminhada ecológica, saindo do Parque das Crianças (Rua Visconde de Rio Branco, s/n), às 8h, até a Praça dos Leões. Organização: Juventude Alternativa Terrazul e Campanha TicTacTicTac
Manaus: Praça da Polícia (Praça Heliodoro Balbi / Palacete Provincial, s/n – Centro). Horário: 17h a 19h. Relógio com contagem regressiva. Organização: Greenpeace e Campanha TicTacTicTac
Porto Alegre: Usina do Gasômetro. Horário: 15h a 17h – Relógio com contagem regressiva. Organização: Greenpeace e Campanha TicTacTicTac
Recife: Pracinha da Boa Viagem. Horário: 9h a 12h. Organização: Greenpeace.
Rio de Janeiro: Praia de Copacabana (em frente ao Copacabana Palace). Horário: 17h a 19h – Relógio: a conferir. Organização: Greenpeace e Campanha TicTacTicTac
Salvador: Farol da Barra. Horário. 15h a 18h – Relógio com contagem regressiva. Organização: Greenpeace e Campanha TicTacTicTac
São Paulo: Parque do Ibirapuera, próx. Portão 10. Horário: 13h a 15h – Relógio com contagem regressiva. Organização: Greenpeace e Campanha TicTacTicTac
Teresina: Av. Principal do Centro da Cidade. Horário: pela manhã. Organização: Rede Ambiental do Piauí e Campanha TicTacTicTac
Segue em anexo a folha para coleta de assinaturas: serão distribuídas nos eventos nas 10 cidades acima, mas todos já podem imprimir e começar a coleta. O aplicativo para coleta de assinaturas on-line estará disponível muito em breve.
Há um kit de materiais de divulgação no site. Se quiserem folhetos, adesivos ou buttons, escrevam para Veruska: contato@tictactictac.org.br
Se a sua cidade não esteja na lista acima, veja as sugestões para organizar eventos locais:
Sugestões para organizar eventos locais nos Dias de Ação para a Proteção do Clima
Independente da escolha do lugar da ação, não se esqueça de tirar fotos das atividades que possam ser divulgadas para um público maior.
Comunique ou cadastre a sua ação para a Campanha Brasileira de Ações para a Proteção do Clima (GCCA-BR), através do site: www.tictactictac.org.br
Escolhe um local simbólico ou com algum significado especial para a ação, um local que você quer proteger das mudanças climáticas, por exemplo, ou uma praça que tem importância para a comunidade ou cidade onde você mora.
Após fazer o cadastro no site da campanha e concordar com a Carta de Princípios, baixe os materiais de divulgação (logomarca da Campanha) e use a marca para elaborar banners, grafites, camisetas, pins, adesivos, etc.
Veja os seguintes exemplos de ações:
1- Manifestação ou marcha: Organize uma marcha mostrando a urgência de ações para proteger o clima, com a ajuda de banners, faixas, camisetas, som, imagens, etc. A marcha pode encerrar-se em um local simbólico ou de grande importância (monumento, montanha, rio, parque, praça etc.) com a presença de palestrantes e/ou músicos.
2- Abaixo-assinado ou escrever cartas: Estimule outras pessoas a assinar ou escrever cartas para o Presidente da República, os ministros e negociadores de clima pedindo ação urgente para enfrentar as mudanças climáticas.
3- Mostrar a linha das marés: Em áreas costeiras, o aumento do nível do mar causado pelo derretimento das geleiras pode inundar lugares simbólicos e importantes. Demarcando as linhas das marés potenciais pode gerar uma imagem poderosa e didática para a comunidade e sociedade.
4- Seminário de formação: Estude um pouco sobre o aquecimento global e convide várias pessoas para aprender mais sobre as mudanças climáticas.
5- Celebrações religiosas: Conexões entre as várias religiões do mundo e o tema de mudanças climáticas são cada vez mais numerosas, e tem muito apelo moral. È uma excelente oportunidade de juntar pessoas que já são inseridas em uma comunidade na qual grandes questões são discutidas, e o momento é ideal para incluir as mudanças climáticas.
6- Diálogo com representantes e negociadores governamentais: Chame o ministro do meio ambiente, os negociadores de clima, os governadores e prefeitos para um diálogo sobre mudanças climáticas.
7- Bicicletada: è uma ótima maneira de ganhar visibilidade e chamar atenção da sociedade com relação a mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, você pode alertar sobre a falta de infra-estrutura de transporte e a necessidade de melhoria do transporte público e de ciclovias.
8- Atividades em universidades: Aproveite da criatividade e energia da juventude para organizar atividades em universidades e envolver a sociedade em geral.
9- Limpeza de lugares públicos e praias: Organize uma ação de limpeza de lugares públicos, como praças e praias, para chamar atenção sobre a questão ambiental e as mudanças climáticas. Ao mesmo tempo mostre a necessidade de melhor saneamento ambiental e coleta seletiva do lixo.
10- Serviços para a comunidade: Ajude a implementar infra-estrutura que aumentem a qualidade de vida das comunidades, como a construção de uma ciclovia, a instalação de lixeiras para a coleta seletiva do lixo, painéis educativos etc.
11- Instalações artísticas: Providencie o material necessário e chame várias pessoas para criar obras artísticas passando a mensagem de urgência para agir no enfrentamento das mudanças climáticas.
12- Promova melhores costumes alimentícios: Organize um piquenique com ingredientes vegetarianos e/ou orgânicos, mostrando a importância deste tipo de alimentação no combate a mudanças climáticas e um estilo de vida mais saudável e sustentável.
13- Esportes: Organize um jogo de futebol e use camisetas com mensagens de ação urgente para justiça climática.
14- Shows e música: Organize algum músico conhecido para organizar um show com a mensagem de ação para a proteção do clima, ou chame várias pessoas conhecidas que possam tocar instrumentos e organizar um show.
15- Festival de filme: Filmes são um meio poderoso e maneira eficiente de inspirar as pessoas a agir. Selecione temas importantes, contando historias interessantes de pessoas que conseguem fazer a diferença com soluções inovadoras e criativas para a crise climática.