Repensar a cidade e propor ações capazes de promover o desenvolvimento justo e sustentável. Esse é um dos objetivos do Movimento Nossa Campinas, que foi lançado oficialmente no dia 17 de julho, por iniciativa de moradores da cidade, em parceria com a ONG Ação Forte e apoio do Instituto de Economia da Unicamp.
Inspirado em iniciativas como o movimento Nossa São Paulo, o Nossa Campinas propõe a união de forças entre lideranças comunitárias, organizações sociais, empresas e cidadãos, a fim de comprometer a sociedade e os governos com uma agenda e um conjunto de metas que tenha como foco a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Campinas.
?Com a fundação do Movimento Nossa Campinas daremos início ao planejamento de campanhas, pesquisas e estruturação do programa de Indicadores Municipais?, explicou Pollyana Polis, coordenadora do projeto. ?O importante agora é mobilizar a sociedade campineira e fazer pequenas ações para que as pessoas entendam o verdadeiro sentido da proposta?, acrescentou.
A expectativa dos participantes é grande. A campineira Cintia Moraes afirmou que o Nossa Campinas era o que faltava para a cidade. ?Todos falam muito e nada fazem, reclamar é fácil, fazer acontecer é o que faz a diferença para a cidade?. Para ela, o Movimento irá transformar Campinas num lugar melhor para se viver, mais justo, bonito e saudável. Marcos Castro, morador da cidade há 30 anos, confia que ?a iniciativa proporcionará a democratização das informações, favorecendo o aumento da participação popular na formulação das políticas públicas, e os indicadores serão instrumentos para o monitoramento da gestão e medição de sua eficácia e abrangência?.
Uma das diretrizes do movimento é o desenvolvimento da Cultura Cidadã. A população será convidada a alterar seu comportamento, valorizando o espaço público, melhorando a própria auto-estima e elevando o sentimento de pertencimento em relação à cidade. O programa de Cultura Cidadã deve ser elaborado a partir de parcerias entre empresas, organizações não-governamentais, subprefeituras e secretarias municipais, para impulsionar campanhas educativas, ações coletivas e também para acelerar os programas sociais mais urgentes. O Movimento também apoiará a constituição de iniciativas semelhantes em outras cidades da região metropolitana, além de promover fóruns, grupos de trabalho e redes sociais que possam discutir a agenda e as novas propostas captadas junto à população.
Os cidadãos terão acesso a todas as informações e ações do Movimento por meio do Portal Nossa Campinas, onde será divulgado a composição da diretoria eleita e o Estatuto aprovado na Assembleia de fundação.