Os moradores de Joinville (SC) estão recebendo recenseadores que farão um levantamento sobre as pessoas com deficiência no município. O censo para traçar o perfil socioprofissional da pessoa com deficiência, solicitado pelo o Sesi/SC, faz parte do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria. O objetivo do programa é escolarizar e dar capacitação profissional para as pessoas com deficiência para facilitar seu processo de inclusão no mercado de trabalho.
Com os dados do censo, coletados pelos alunos da Univille, será possível dar um melhor direcionamento às ações do programa para incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho e para atender às necessidades do setor empresarial local. Informações sobre o local onde moram, tipo de deficiência e o grau de escolaridade que possuem são algumas das questões que permitirão traçar um perfil mais fidedigno no município.
A pesquisa, além de formar um banco de dados, pretende despertar o interesse das pessoas com deficiência para a importância da educação como meio de inserção no mundo do trabalho. O Sesi Escola Educação de Jovens e Adultos, uma escola inclusiva, ficará responsável pela escolarização no ensino fundamental e médio, enquanto o Senai-SC, que é parceiro do programa, fará a qualificação profissional.
?O programa é uma ação que beneficia vários segmentos da sociedade. Se, por um lado, ele auxilia na inclusão das pessoas com deficiência no trabalho, por outro, ajuda a empresa a cumprir uma demanda legal?, afirma Angélia Berndt, coordenadora do Centro de Tecnologia Social do Sesi-SC. A Lei de Cotas (nº 8.213) obriga todas as empresas com mais de 100 funcionários a reservarem de 2% a 5% das vagas para pessoas com deficiência.
Uma das ações do programa de inclusão é a escolarização das pessoas com deficiência, que faz parte da Educação de Jovens e Adultos, já oferecida pelo Sesi-SC às empresas. O processo de educação tem o mesmo fim, mas a metodologia foi adaptada. A escola de inclusão conta com professores capacitados em LIBRAS (língua dos sinais) e braile, intérpretes, material em braile e uma infra-estrutura apta para atender às várias necessidades de uso do ambiente pelos alunos.
O Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Indústria está sendo implantado pelo Sesi-SC em municípios escolhidos pela sua representatividade industrial. Entre essas cidades estão Jaraguá do Sul, Brusque, Blumenau, São José, Videira, além de Joinville.
As empresas de Joinville interessadas em patrocinar vagas na escola podem entrar em contato com o Sesi de Joinville, na Rua Ana Maria Hager, 71, no Centro, pelo telefone (47) 3431-6100 ou pelo e-mail jacqueline@sesijoinville.com.br. A escola de inclusão tem capacidade para atender 420 pessoas.