A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) lançou a Campanha #EuTenhoDireitos. Sob a luz do Estatuto da Juventude, a iniciativa tem como objetivo visibilizar os direitos da ampla diversidade de juventudes que compõem a sociedade brasileira: rural, urbana, indígena, quilombola, negra, de periferias, ecumênica, marisqueira, entre tantas outras.
Um total de 10 vídeos com duração de 30 segundos está disponível na TV CESE. A campanha também está sendo veiculada nos Interprogramas da TVE Bahia e no Circuito de Cinemas Sala de Arte.
A mobilização tem papel imprescindível na atual conjuntura do país. Apesar de o Brasil possuir uma lei que reconhece a juventude como protagonista de direitos, o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013), a existência dessa legislação não assegura a consolidação de políticas públicas que contribuam na transformação significativa da situação vivida pelos jovens brasileiros. Sobretudo, no que diz respeito ao acesso à educação de qualidade, à segurança, ao trabalho, ao acesso ao lazer e às condições para participação nos processos sociais e políticos.
Um dos dados mais gritantes e desafiadores diz respeito ao genocídio da juventude negra, vítima de extermínio nas periferias urbanas. Os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 24 anos no Brasil e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Dados do SIM/DATASUS do Ministério da Saúde mostram que mais da metade dos 52.198 mortos por homicídios em 2011 no Brasil eram jovens (27.471, equivalente a 52,63%), dos quais 71,44% negros (pretos e pardos) e 93,03% do sexo masculino.
Na atual conjuntura, essa situação torna-se ainda mais grave. A recente aprovação do Projeto de Emenda Constitucional nº 241 (PEC 241), na Câmara Federal, desestrutura o financiamento da política social brasileira ao eliminar a vinculação de receitas destinadas à educação e ao orçamento da seguridade social, que compreende as políticas de saúde, previdência e assistência social.
Os representantes da CESE afirmam que “é impossível construir nosso projeto de nação sem o protagonismo das juventudes!” E é com esse compromisso, que a campanha de mobilização de recursos #EuTenhoDireitos é lançada.
Só nos últimos 10 anos, a CESE apoiou, por meio do Programa de Pequenos Projetos, 440 projetos voltados para a juventude, beneficiando cerca de 132.383 jovens.
Participe da Campanha
Acesse a página da CESE: https://www.cese.org.br/eutenhodireitos/
ou a página oficial da CESE no facebook: www.facebook.com/cese1973
Fonte: Cese