Representantes do Sebrae/SP, prefeitos e dirigentes de educação de oito municípios do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, assinaram em novembro o termo de compromisso para a instituição do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos nas escolas municipais de ensino fundamental a partir de 2010.
A assinatura ocorreu durante o Ciclo Educar para o Futuro, promovido pelo Sebrae/SP em Guaratinguetá e que reuniu cerca de 500 educadores em Cachoeira Paulista.
O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos é voltado a crianças de 6 a 14 anos, nas quais, a partir de histórias, interação com a natureza e atividades manuais, são estimuladas habilidades empreendedoras, como a iniciativa e a cooperação.
O Sebrae/SP também desenvolve metodologia para o ensino médio e universitário. Para os universitários, a proposta é o Sebrae no Campus, que visa a possibilitar aos estudantes conhecer a teoria e a prática do empreendedorismo, na vivência simulada da gestão de um negócio.
No Vale do Paraíba, o programa é desenvolvido na Universidade de Taubaté (Unitau). Já para o ensino médio, a metodologia propõe um programa de módulos sequenciais que desenvolvam o comportamento empreendedor, bem como conteúdos sobre como montar um plano de negócio e o desenvolvimento de habilidades gerenciais.
O diretor técnico do Sebrae/SP, Paulo Arruda, agradeceu o empenho das oito prefeituras em divulgar e aplicar a cultura empreendedora nas escolas. ?É essencial que as prefeituras se envolvam com a cultura empreendedora, pois ela é uma das estratégias para o desenvolvimento econômico e social do País no futuro?, ressaltou.
O termo de compromisso foi assinado pelos prefeitos Fabiano Antonio Chalita Vieira, de Cachoeira Paulista, Benedito Thomaz, de Potim, José Celso Bueno, de Queluz, e Marcos Oliveira Galvão, de Roseira, e pelos dirigentes de educação de Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Lavrinhas e Guaratinguetá.
O conselheiro do Sebrae/SP e diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Tirso Meirelles, ressaltou que o sinônimo de empreendedorismo é inovação. ?É fundamental que os prefeitos abracem essa causa para oferecer mais esperança ao jovem?, disse.
Educar para o Futuro
O Ciclo Educar para o Futuro, que tem o objetivo de divulgar e multiplicar a cultura empreendedora entre alunos desde o ensino fundamental até o universitário, encerrou suas atividades em novembro na região de Guaratinguetá.
O ciclo, que já passou por São José dos Campos, Mogi das Cruzes e Mairiporã, e reuniu mais de 1.000 mil educadores, discutiu temas voltados ao empreendedorismo.
* Com informações do Sebrae/SP