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Erradicação da Miséria

Cobertores e fibra de bananeira viram artigos natalinos


2 de dezembro de 2011

Artesãos mineiros se inspiram no Natal para criar novos artigos com matérias primas diferenciadas. Apoiados pelo Sebrae em Minas Gerais desde setembro, eles produzem as peças para quem quer presentear com um bom produto e gastando pouco.


O grupo Descoberta, de Brumadinho, que faz artesanato com cobertor, investiu numa coleção própria para o final do ano. São jogos americanos e enfeites natalinos. Na árvore de Natal, do pinheiro às bolinhas coloridas, tudo vem da mesma matéria prima.


De acordo com Maria de Fátima Pereira, uma das cinco artesãs do grupo, o material chama a atenção pelo preço e pelo acabamento. ?Ninguém acredita que é cobertor. Tem boa aceitação porque se trata de uma lembrancinha diferente e barata, já que uma peça varia de R$ 8 a R$ 50?, conta.


Presépio


O grupo participou da última edição da Feira Nacional de Artesanato, promovida em novembro, em Belo Horizonte. Cerca de 70% das vendas foram de artigos natalinos. ?Comercializamos o estoque que levamos para a feira e ainda conseguimos encomendas. Em 2012, vamos nos preparar para produzir mais?, afirma Maria de Fátima.


Outro produto que lembra a data festiva são os presépios. A Associação de Artesãos e Agricultores Familiares Mercês de Araçuaí, em Senador Modestino Gonçalves, resolveu inovar e utilizar a fibra de bananeira para produzir miniaturas do menino Jesus, de Maria, de José, dos Reis Magos e da manjedoura. ?Além de rústica, é uma peça concebida com fibras vegetais?, explica a artesã Marinete Neves.


Os membros da associação constroem cerca de 200 presépios por mês. Os preços variam de acordo com a quantidade de bonecos e o tamanho. ?No final do ano, nossas vendas chegam a aumentar cerca de 50%, graças ao Natal?, revela Marinete.


Para a analista de Comércio, Serviços e Artesanato do Sebrae em Minas Gerais Sabrina Campos, muitos artesãos se prepararam para as vendas deste final de ano. Eles tiveram o apoio da instituição no desenvolvimento e na divulgação de novos produtos. ?É um período estratégico, em que as pessoas querem comprar uma lembrança original?, ressaltaCom informações ASN/Simone Guedes.

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