O presidente do COEP Nacional, André Spitz, será um dos palestrantes do evento “O futuro sustentável – tecnologia e inovação para uma economia verde e a erradicação da pobreza”, que a Coppe/ UFRJ realiza em paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20.
Spitz vai participar da mesa “Erradicação da Pobreza”, que acontecerá no dia 14 de junho, das 11:15 às 12:15 horas, no auditório da instituição, na Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Também debaterão o tema Ana Fani Alessandri Carlo, professora titular do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP); Gonçalo Guimarães, coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Coppe/UFRJ; e Sidney Lianza, coordenador de Extensão do Centro de Tecnologia da UFRJ.
Side event
Já no dia 18 de junho, o COEP Nacional vai realizar, em parceria com o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), Fase e Action Aid, um workshop no Riocentro (Barra da Tijuca, Rio de Janeiro), com o tema “Promover a adaptação para a redução da vulnerabilidade e o aumento da resiliência”. A atividade é um dos side events da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20 e acontecerá, das 11h30 às 13h, na sala P3-F do centro de convenções.
A mesa do evento será integrada por Gleyse Peiter, coordenadora técnica do Laboratório Herbert de Souza de Tecnologia e Cidadania, criado pelo COEP Nacional; Luiz Pinguelli Rosa, secretário-executivo do FBMC e diretor da Coppe/UFRJ; Harjeet Singh, representante da Action Aid Internacional; e Maureen Santos, representante da Fase. Na ocasião, será apresentado o Banco de Práticas Clima: Vulnerabilidade e Adaptação, que hoje tem cerca de 160 experiências e práticas sobre adaptação aos impactos das mudanças climáticas sobre populações vulneráveis, no Brasil e ao redor do mundo.
O mesmo workshop acontecerá, no dia 22 de junho, das 11 às 13h, no estande da Coppe, no Parque dos Atletas, Barra de Tijuca, integrando uma série de atividades paralelas relacionadas à Rio +20 que a instituição estará realizando até o dia 24 de junho. Na ocasião, o Banco de Práticas será novamente apresentado.
O objetivo do banco é compartilhar experiências que possam ser replicadas ou adaptadas. Para incluir experiências, projetos ou iniciativas que possam ser considerados como de adaptação aos impactos humanos das mudanças climáticas, acesse: http://www.coepbrasil.org.br/projetosdeadaptacao/publico/default.aspx.
Para saber mais sobre o evento promovido pela Coppe/UFRJ, clique aqui.
Devemos estar antenados com todas as discussões do evento Rio +20. Este evento não deve ser visto somente como das Nações Unidas e dos chefes de governo. Ótima participação do COEP por nós.