O COEP Pará promoveu uma oficina de técnicas de manipulação de plantas medicinais para a fabricação de produtos fitoterápicos para os moradores das comunidades do Pantanal e Paraíso Verde, no bairro de Curió-Utinga, onde o Comitê implementa projeto de desenvolvimento.
A oficina foi realizada por dois integrantes das comunidades que participaram, em julho, de um curso de aperfeiçoamento em Agronegócios, oferecido pela Embrapa Amazônia Oriental, associada ao COEP-PA. Na oficina, os moradores aprenderam a preparar artesanalmente xampus, pomadas cicatrizantes e sabonetes a base de copaíba, capim marinho e andiroba.
?A nossa intenção é formar multiplicadores urbanos dessas informações. Esta oficina leva em conta as necessidades dos moradores e faz parte da rotina diária deles?, explicou Augusto César Andrade, responsável pela qualificação dos instrutores pela Embrapa. De acordo com o técnico, o próximo passo será a criação de um horto básico de plantas medicinais no Pantanal ainda em 2006 para o uso das duas comunidades do Curió-Utinga.
Para a presidente do Centro Comunitário do Pantanal Joana dos Santos, a iniciativa trouxe muitas informações novas, principalmente relativas à manipulação das ervas medicinais, que agora passarão a ser utilizadas de modo mais racional. ?A idéia é alcançar toda a comunidade com este conhecimento?, comentou.
O serígrafo Fábio Nazareno Cordovil, que mora no Paraíso Verde, foi um dos ministrantes da oficina. ‘No início eu era leigo na área, estava aprendendo as técnicas de cultivo e manipulação. Esta experiência vai ser fundamental para eu atuar como voluntário na comunidade’, disse o serígrafo.