Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

Comércio Justo cresce 15% ao ano


13 de outubro de 2010


A comercialização internacional de produtos com selo do Comércio Justo cresceu 15% em 2009 em relação ao ano anterior. Foram aproximadamente 27 mil produtos vendidos em mais de 70 países, gerando uma movimentação financeira de 3,4 bilhões de euros. Os dados foram divulgados, no dia 1º de setembro, durante o Seminário Comércio Justo, realizado na Feira do Empreendedor 2010 de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O Comércio Justo é baseado em princípios como o respeito ao meio ambiente, à legislação trabalhista, transparência na gestão e ao rígido controle de qualidade do produto.


Atualmente, são mais de 20 categorias de produtos oferecidos neste mercado, entre eles a banana, o açúcar, o cacau, o suco, o artesanato, as frutas secas e o café, que hoje tem o preço mais atrativo neste segmento de mercado. Em 2009, os itens que mais cresceram em demanda foram as ervas especiais, sucos de frutas e açúcar de cana.


Em 2009, eram 827 produtores e trabalhadores certificados com o selo Fair Trade. O principal mercado mundial é o Reino Unido, seguido pelos Estados Unidos, França e Alemanha.


Conscientização


A demanda interna por produtos certificados FairTrade é ainda baixa no Brasil. A produção é voltada quase que exclusivamente para a exportação, que ainda é pouco representativa. Somente 0,13% do café e 0,56% do suco de laranja comercializados fora do Brasil são certificados em Comércio Justo.


?O Brasil tem potencial, mas falta uma parceria com o mercado externo e com instituições financeiras, além da articulação de algumas entidades para trabalhar a conscientização do consumidor sobre o produto?, afirma o consultor em sustentabilidade, Beat Gruninger.


De acordo com Gruninger, o produtor deve ficar atento ao perfil do consumidor deste segmento, dominado por mulheres entre 25 e 55 anos, de classe média alta e interessadas em assuntos ambientais e na qualidade de vida. ?O produto deve ser diferenciado e sofisticado para agradar este novo consumidor. Ninguém compra por pena?, comenta o consultor.


Em Minas Gerais, o café ainda é o produto mais oferecido no Comércio Justo. No sul do estado, 10 grupos de 20 cidades já comercializam 90% da safra pelo Comércio Justo. O Sebrae Minas apóia os cafeicultores do Sul e da Zona da Mata mineira. O projeto beneficia cerca de 500 produtores que recebem consultorias para a melhoria da qualidade do produto, a diminuição dos custos de produção, o fortalecimento do setor e o aumento das exportações.Com informações ASN (www.agenciasebrae.com.br)/ Simone Guedes.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários

Um comentário sobre “Comércio Justo cresce 15% ao ano”
  1. dendell says:
    07/10/2010 às 3:05 pm

    O comercio justo é uma oportunidade para todos nós desde
    o pequeno agricultor aos grande empresario uma forma de acabar com a desingualdade social no brasil!!!!!

    Responder


Apoiadores


Realizador