Recém-criado pelo Governo Federal, o Comitê de Ajudas Técnicas, coordenado pela Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), irá integrar a experiência de especialistas de diversas organizações do Brasil que atuam e têm serviços relevantes realizados nas diversas áreas de ajuda técnica, como medicina, fonoaudiologia, educação, engenharia, entre outros.
Representado pelo diretor Julio Martorano, o CPqD, centro de pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações que integra o comitê, vai trazer sua experiência no desenvolvimento de softwares para acessibilidade, como a solução Texto Fala ? que facilita o acesso a caixas eletrônicos por clientes com dificuldades de leitura, sejam eles deficientes visuais ou não-alfabetizados?, e o Telefone para Surdo – que permite a comunicação por meio de mensagens escritas. “O desenvolvimento dos sistemas do CPqD passa por inúmeros estudos e pesquisas sobre os aspectos da vida e das necessidades das pessoas com deficiência. O seu conhecimento acumulado nesta trajetória deve contribuir para a consolidação dos objetivos do comitê”, afirma Martorano.
A Coordenadora Geral da Corde Izabel Maior lista os grandes desafios que esperam pelo comitê. Entre eles, a necessidade de garantir que os equipamentos disponíveis no mercado brasileiro obedeçam aos padrões de qualidade, inclusive com a adoção da norma internacional ISO 9.999; busca de incentivos ao desenvolvimento e produção de equipamentos no Brasil, como forma de torná-los acessíveis e confiáveis para o uso; e assegurar condições para a formação adequada de profissionais especializados que atendam às demandas do mercado interno e também incluir nos currículos escolares temas sobre ajudas técnicas. “O Comitê de Ajudas Técnicas vai contribuir para que a sociedade brasileira avance em áreas do conhecimento de forma a melhorar a vida das pessoas com deficiência”, afirma a coordenadora.
Sobre o CPqD O CPqD é um pólo de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, que, em 2007, completa 30 anos trabalhando na geração, exploração e difusão de tecnologias que aceleram a integração de pessoas, empresas e instituições. Para tanto, atua em diversas áreas, desenvolvendo soluções personalizadas, suprindo as necessidades de organizações de distintos setores da economia, como financeiro, energia e governamental. Presente em países da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Oceania, o CPqD emprega cerca de 1.500 profissionais. Além da inovação e excelência tecnológica, faz parte de sua Poltica de Qualidade a busca constante por um bom relacionamento com seus funcionários, o meio ambiente, a comunidade local, científica e tecnológica. Com vasta experiência nas áreas de Telecomunicação e Tecnologia da Informação, o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Outras informações podem ser encontradas no site www.cpqd.br
Fonte: Sentidos (sentidos.uol.com.br ), com base em matéria de Pimenta Comunicação