A comunicação é fator fundamental para o sucesso dos empreendimentos turísticos. Esta é a opinião dos palestrantes que participaram da 5ª Feira Nacional do Turismo Rural (Feiratur/2008), realizada em Campo Grande, em novembro. No evento, a importância da assessoria de imprensa no desenvolvimento de um projeto de turismo rural foi abordada pelo jornalista Ariosto Mesquita e pelo diretor presidente da Cybermind, Allan Dubner.
Para Dubner, o que mais viabiliza um roteiro turístico é a boa impressão que o visitante tem dele. “A maioria das pessoas viaja a partir de uma indicação de um parente ou amigo”, diz.
“A Web 2.0 é um conjunto de novas atitudes que está mudando a forma de trabalhar e vender destinos turísticos; a Internet é, sem dúvida, a maior ferramenta de divulgação e o local onde as pessoas gostam de compartilhar boas experiências”, salienta Dubner. De acordo com ele, muitos fotografam os passeios e os disponibilizam na Rede. “Essa forma de divulgação espontânea acaba convencendo o cidadão a conhecer um destino”, completa Allan.
Na Web 2.0, que funciona como mídia social, os spams não são recomendados. Segundo Dubner, um destino pode não ser bem visto se não houver uma atenção diferenciada. “O interessante é fazer uma lista e atender os contatos de forma bem particular, enviando apenas o que é de interesse de cada pessoa”, alerta Dubner.
Os palestrantes afirmam que, ao lado do boca a boca, a assessoria de imprensa exerce papel fundamental, funcionando como ponte entre a organização (empresa) e a mídia; ela passa a informação, promovendo a imagem do destino turístico. “A assessoria de imprensa tem que buscar nos empreendimentos fatores com potencial de virar notícia. Hoje quem não passa informação de forma concisa e precisa perde espaço no mundo dos negócios”, frisa o jornalista Ariosto Mesquita.
Material adequado
Como existem particularidades em cada área do turismo, o profissional da imprensa dever ter habilidade para trabalhar cada caso de forma diferenciada. “Se, por exemplo, o grande atrativo da propriedade rural é a comida, então a divulgação deve focar a gastronomia, com um material ilustrativo que provoque reações de desejo no público a ser atingido”, afirma Mesquita.
Para os dois palestreantes, um bom projeto de mídia transforma um passeio de turismo rural num grande empreendimento. Para isso são necessárias estratégias e bons profissionais que reconheçam o potencial do empreendimento e tenham criatividade para produzir materiais atrativos e convincentes.