Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

Consea faz propostas para Plano Nacional de Alimentação e Nutrição


13 de outubro de 2010

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)acaba de encaminharao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma exposição de motivos com 12 propostas para a Política Nacional de Alimentação e Nutrição.


Uma das propostas do Consea é aumentar o financiamento do setor de alimentação e nutrição do Sistema Único de Saúde (SUS) na Lei do Orçamento Anual, passando de R$ 38 milhões para R$ 150 milhões.


O conselho defende a institucionalização da área de alimentação e nutrição não apenas no âmbito do Ministério da Saúde, como também nas secretarias estaduais e municipais. O monitoramento da qualidade nutricional de alimentos no país é outra preocupação do conselho.


No documento encaminhado a Lula, o órgão ressalta a estreita relação entre a saúde e alimentação. “Sabemos que não é possível realizar plenamente o direito à saúde quando o direito humano à alimentação adequada não é realizado, ensejando em tais situações um quadro de insegurança alimentar e nutricional”, afirma. “A alimentação adequada e saudável é fundamental para promover a saúde e contribuirpara otratamento de diversas doenças crônicas não transmissíveis”, completa.


Segundo avaliação dos integrantes do conselho, o contexto da segurança alimentar hoje no país registra o contraste entre a queda da desnutrição e o aumento da obesidade. “Ao mesmo tempo em que a desnutrição registra os menores índices da nossa história (em todas as idades), 40% dos adultos estão com excesso de peso, e as prevalências já assumem níveis alarmantes entre crianças e adolescentes”.


O documento critica os transgênicos e o que considera uso abusivo e indiscriminado dos agrotóxicos. “O modelo de produção de alimentos priorizado pelo Estado brasileiro tem contribuído para a contaminação ambiental, deteriorando a qualidade da água e reduzindo a biodiversidade, colocando em risco a saúde, a soberania alimentar e a segurança alimentar e nutricional do povo brasileiro”.


Com informações Consea (http://www.planalto.gov.br ) /Marcelo Torres

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador