Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Consultoria sobre crédito de carbono fica mais fácil


13 de outubro de 2010

Fazer da sustentabilidade um grande diferencial competitivo e levar as pequenas e médias indústrias e agronegócios a lucrar no mercado de carbono global. Esse é o objetivo da parceria assinada, no início de junho, pelo Departamento de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Brazilian Carbon Bureau (BCB) na capital paulista.


“As pequenas empresas ainda não têm acesso às informações sobre créditos de carbono, e o Brasil está perdendo com isso”, explica Julio Tocalino Neto, diretor da BCB. “Estima-se que até 2012 o mercado potencial de créditos de carbono será de 10 bilhões de euros, e o Brasil pode ficar com uma fatia de 20% desse valor”, informa Tocalino.


O Brazilian Carbon Bureau é uma consultoria que atua no mercado nacional de créditos de carbono, como agente fomentador para identificar potenciais projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL).


A partir desse acordo, o BCB passará a ajudar no atendimento aos associados dos sindicatos filiados à Fiesp, interessados nesse setor, com informações técnicas sobre como elaborar e desenvolver projetos, captar recursos para implantação dos projetos passo a passo e negociar os créditos de carbono gerados pelo empreendimento no mercado internacional.


A empresa interessada pode ligar para o BCB, e por meio de um questionário os técnicos fazem uma análise preliminar do potencial do projeto de reduzir a emissão de carbono. Em seguida, identificam se há viabilidade financeira em desenvolver o projeto. Caso a análise seja positiva, serão indicados à empresa técnicos para a consultoria ou prestação de serviços de preparação de projetos do setor industrial para implantação de MDL.


“Poderemos indicar também instituições financeiras, que têm interesse em comprar créditos de carbono, para oferecer os recursos necessários para a implantação do projeto”, conta Julio Tocalino Neto.


Com o projeto finalizado e validado pelo Banco Mundial, a empresa recebe um Certificado de Crédito de Carbono, que pode ser negociado em bolsa de valores. O atendimento do BCB está disponível 24 horas, por telefone, desde o dia 5 de junho, e os interessados também encontrarão espaço para divulgar suas ações.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias (asn.interjornal.com.br )

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador