Os passageiros da Linha C (Osasco-Jurubatuda) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tiveram contato com mensagens de consumo consciente enquanto aguardavam pelos trens entre maio e julho deste ano. A TV Trem, empresa especializada em instalação de TVs com conteúdo próprio nas estações de trens urbanos de São Paulo, exibiu os filmes Favela, Etiqueta, Terra e Palavras, da campanha Cuide, do Instituto Akatu, durante os intervalos de sua programação. No total, os anúncios foram veiculados cerca de 1.300 vezes.
De acordo com a TV Trem, as mensagens atingiram aproximadamente 112 mil pessoas por dia. A novidade foi implantada nas plataformas de 16 estações em maio, e a aprovação dos usuários foi de 98%, de acordo com pesquisa realizada pela própria TV. O projeto, segundo a empresa, será estendido às demais estações até atingir a totalidade.
Cuide O Movimento Cuide é uma campanha de comunicação cujo slogan é ?Consuma sem consumir o mundo em que você vive?. A campanha, criada pela agência Leo Burnett com o apoio de vários parceiros do Akatu, surgiu para disseminar o conceito e estimular a prática do consumo consciente, por meio de peças veiculadas em TV, rádio, internet, outdoor, jornais e revistas.
?Cuide? é um chamado à ação e pretende despertar nos cidadãos a consciência de seu poder transformador e o compromisso com o futuro, tanto no que se aplica ao meio ambiente e à sociedade, quanto em relação ao próprio indivíduo e sua família. O movimento tem como meta mostrar o ato do consumo como um ato de cidadania – uma vez que o consumidor tenha consciência de que seu poder de escolha pode construir um mundo melhor.
A campanha é dividida em vários temas ligados ao consumo consciente, como o uso racional da água, dos alimentos, a maneira correta de descartar seu lixo, assim como a Responsabilidade Social Empresarial, entre outros temas.
Uma das peças publicitárias dessa campanha, chamada ?Favela?, já recebeu várias premiações, entre elas o Leão de Ouro no Festival de Cannes e um prêmio especial concedido pela ONU durante o Festival de Nova York em 2006.
Outra peça, chamada Tomate, também ganhou reconhecimento internacional, ao ser a mais votada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O evento reuniu a elite econômica e política do planeta, de 26 a 30 de janeiro de 2006, na cidade suíça.O movimento Cuide foi lançado na edição Inverno 2004 do São Paulo Fashion Week. Já na edição Verão 2004/2005 do mesmo evento, o Cuide esteve presente com a venda das sacolas, que são as peças-símbolo do movimento.Fonte: Instituto Akatu (www.akatu.net ), com base em matéria publicada.