O Grupo Observatório da Infância e Adolescência (OIA), do Mobilizadores COEP, promoveu no dia 2 de junho, no auditório de Furnas, no Rio de Janeiro, a peça teatral GuardaConjunta… como assim?. A encenação ajudou o público a perceber a importância da guarda compartilhada, em caso de separação conjugal, para garantir às crianças e adolescentes o direito à convivência familiar. Na guarda compartilhada, os filhos ficam uns dias com o pai e outros com a mãe, possibilitando que ambos estejam presentes em todas as decisões importantes na vida dos filhos e compartilhem do seu dia-a-dia.
A peça foi encenada por atores do projeto Palco Acadêmico, uma das iniciativas do programa Pró-Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e encerrou o fórum virtual sobre o tema guarda compartilhada, realizado pelo Grupo OIA, no período de 30 de maio a 2 de junho. O fórum teve como convidada a professora Leila Torraca, uma das principais referências na área e constantemente citada em projetos de lei sobre o assunto.
Após o término da peça, os atores debateram o tema com o público. Uma das questões abordadas foi o crescente interesse dos homens em conviver e participar mais intensamente da vida de seus filhos, em vez de se contentar com a clássica visita quinzenal nos finais de semana, ainda tão comum em nossa sociedade. O conteúdo do fórum, que terminou no dia 2 de junho, está disponível no Grupo OIA.
Mais informações sobre o projeto Palco Acadêmico podem ser obtidas no site http://www2.uerj.br/psicologia/pro-adolescente.html