Costureiras da Cooperarte ? Cooperativa dos Artesãos de Barroso (MG) ? projeto apoiado pelo Instituto Holcim ? e alunas do Senai comemoram sua estréia no mundo da alta costura. Elas vão produzir uma coleção de roupas do estilista Ronaldo Fraga, com motivos inspirados na arquitetura e construção civil típicas da cidade. As peças, criadas especialmente, serão apresentadas em um desfile no dia 26 de setembro, em Belo Horizonte, na abertura da Minascon ? Feira da Construção Civil de Minas Gerais, que acontece de 26 a 29 de setembro no Expominas, em Belo Horizonte (MG).
Para Solange Pereira da Cunha, instrutora de costura do Senai, instituição parceira da ação, esta é uma oportunidade única ?Temos de aproveitar ao máximo. Estamos trabalhando com um estilista muito experiente, competente e talentoso. Vemos o desfile como uma forma tanto de aparecer, quanto de crescermos como profissionais. Desse aprendizado podemos melhorar nossa formação, fortalecer o grupo e transformar a costura em um meio de geração de renda em Barroso?.
Segundo Ronaldo Fraga, ?o Brasil vem descobrindo a moda como um instrumento extremamente eficiente não apenas como geração de emprego e renda, mas como reafirmação cultural. Mais do que a formação de uma cooperativa, esse tipo de projeto é fundamental para a o fortalecimento da cultura e a valorização das potencialidades locais.?
A construção civil é um assunto que faz parte do cotidiano das costureiras. Barroso é a sede de uma das fábricas da Holcim, empresa líder de cimento no mundo, e a única indústria de grande porte do município. Ronaldo Fraga elaborou uma coleção atemporal com motivos que lembram os aspectos da arquitetura de Barroso: telhas, azulejos e texturas, criando uma identificação entre a cidade e a coleção. Muitas peças vão contar com aplicações de macramé, atividade conhecida das artesãs locais.
O investimento na cooperativa feito pelo Instituto Holcim é uma das iniciativas do Projeto Ort[ópolis, que visa promover o desenvolvimento local e aproveitar os talentos humanos e os recursos naturais da região para incrementar a economia e o mercado de trabalho de forma sustentável, minimizando a dependência da fábrica de cimento.
Instituto Holcim
O Instituto Holcim foi criado em 2002 para coordenar e otimizar a realização de projetos sociais já desenvolvidos há mais de 20 anos individualmente por cada unidade da Holcim Brasil. Sua principal meta é promover a qualidade de vida das populações no entorno de suas fábricas por meio de investimentos em ações educativas e desenvolvimento sustentável.
O Instituto, juntamente com seus parceiros, destinaram em 2005 aproximadamente R$ 1, 3 milhões a projetos. Com um faturamento bruto de R$ 873 milhões em 2005 e mais de 1.600 funcionários, Holcim Brasil S.A. é a quarta maior fabricante de cimento do país (produção de 5,3 milhões de toneladas em 2005) e também uma das líderes no fornecimento de concreto e agregados. A empresa faz parte do grupo suíço Holcim Ltda., maior fabricante mundial do produto. Seu grande diferencial é prover soluções integradas em cimento, concreto e agregados, oferecendo assessoria técnica, alta tecnologia e inovação constante. A Holcim foi a primeira indústria cimenteira do país a obter a certificação ISO 9000. Seus investimentos em meio ambiente também lhe garantiram o status de pioneira no setor ao obter a ISO 14000.