Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

Cooperativas acreanas criam fórum de debates


13 de outubro de 2010

Discutir os problemas que atingem as cooperativas e os cooperados, apresentar possíveis soluções, além de agir como força pró-ativa junto à sociedade e aos governos estadual e municipal. Essa é a proposta do Fórum de debates criado por onze cooperativas de Rio Branco no final do mês de junho.


Segundo o presidente da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos em Serviços Gerais (COOPSERGE), José Roberto, apesar das cooperativas fundadoras do Fórum serem de ramos de atuação diferenciados, elas têm o mesmo interesse, que é o de destacar os pontos comuns e fortalecer ainda mais o cooperativismo no Acre.


?Queremos atuar de forma pró-ativa apresentando ao setor público propostas de inclusão social e desta forma auxiliando as comunidades onde as cooperativas estão inseridas?, explica.


O lançamento oficial do Fórum foi realizado no dia 06 de julho, por ocasião do Dia do Cooperativismo. Uma extensa programação foi organizada no estado para comemorar a data, como uma palestra sobre o tema, na sede da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos em Serviços Gerais.


A COOPSERGE é uma das cooperativas, dentre as mais de cinqüenta existentes no Acre, que vêem dando certo e trazendo retorno positivo para a comunidade em que está inserida. Formada há sete anos, por 22 trabalhadores autônomos (diaristas, domésticas etc), a COOPSERGE tem hoje 300 associados, a maioria moradores dos bairros Eldorado, Chico Mendes, Vitória e São Francisco. Pessoas sem formação profissional que atuavam isoladamente como trabalhadores autônomos, ganhando um salário mínimo por mês.


O presidente da Cooperativa, José Roberto, explica que, a partir do momento que os integrantes se uniram e fundaram a COOPSERGE, puderam participar de licitações do serviço público e a renda mensal dos associados subiu para mais de R$ 500 reais.


No final do ano passado, as sobras renderam ao grupo aproximadamente 35 mil reais, dinheiro que jamais poderia ser economizado por um trabalhador com salário mínimo em um ano. A assembléia decidiu por maioria que o dinheiro, se dividido, pouco daria para cada um e o melhor seria investir em algo que servisse para todos, surgiu assim o terreno onde será construída a sede campestre da COOPSERGE.


Fonte: Página 20 Online (www2.uol.com.br/pagina20)

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador