Empresas do setor de petróleo e gás do Rio Grande do Sul despertam para a importância da responsabilidade social, a partir de curso de capacitação do Projeto Estruturante da Cadeia de Petróleo e Gás, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). É o caso da Thorga Engenharia, localizada em Canoas (RS), e da CL Engenharia, que fica em Triunfo (RS).
De acordo com o coordenador do projeto, Guilherme Menezes, a realização de ações sociais não só incrementa os resultados dos empreendimentos, como é considerada um pré-requisito para a contratação por grandes empresas do setor. “Além de dar visibilidade aos estabelecimentos, iniciativas como estas fortalecem o comprometimento dos colaboradores com a empresa e dos empresários com a sociedade”, pondera Menezes.
A Thorga Engenharia começou o Projeto Atitude, Trabalho, Humanismo, Organização e Solidariedade (Athos) durante a capacitação realizada em agosto de 2005. Através da iniciativa, foram realizadas atividades de recreação e coleta de alimentos e roupas, além de benfeitorias na Casa do Pequeno Trabalhador, localizada em Canoas. Além disso, o empreendimento passou a disponibilizar benefícios como cestas básicas e treinamentos técnicos para os funcionários.
“Contamos com colaboradores da empresa, que são voluntários nas ações, e percebemos como isso promove bons resultados. Por este motivo, incluímos R$ 2,4 milhões no nosso orçamento, que serão aplicados em projetos que beneficiem os empregados e a comunidade”, destaca o coordenador de gestão da Thorga, Alejandro Troncoso.
Já a empresa CL Engenharia passou a dar maior visibilidade ao trabalho social que já desenvolvia. Em iniciativas posteriores ao curso de capacitação, a organização doou lençóis e outras peças, produzidas em oficinas por crianças da comunidade de Triunfo, ao Hospital Santa Rita. Além disso, promove o Projeto Retorno à Escola, que incentiva os estudantes a continuar freqüentando as aulas.
O projeto de desenvolvimento da cadeia de petróleo e gás promove capacitações com 80 empreendimentos do setor, com o objetivo de qualificá-los para se tornarem fornecedores de grandes indústrias. O programa atende micro e pequenos empreendimentos instalados nas regiões Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Vale do Sinos, além da região sul do estado.