O Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, está sendo comemorado com uma homenagem às mulheres. No Congresso Nacional, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado e a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara realizam evento que promove um melhor posicionamento da mulher neste campo de atividade. Segundo a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o objetivo é chamar a atenção para várias mulheres que têm se dedicado à promoção do turismo no país.
De acordo com dados do IBGE, a taxa de emprego informal entre as mulheres, no setor turístico, é bem superior à de homens. Sua remuneração, assim como acontece em outros setores, é bem inferior: em média, as mulheres ganham R$ 929,73, enquanto os salários dos homens chegam a R$ 1.144,54.
Mas há boas notícias: como resultado da elevação do seu grau de escolaridade, as mulheres, aos poucos, estão começando a ocupar cargos de chefia no setor. Isso sem falar em importantes cargos públicos – não apenas a Comissão de Turismo do Senado é comandada por uma mulher, mas também a da Câmara, dirigida pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA), assim como o próprio Ministério do Turismo.