O Comitê Espanhol para o Unicef e a Fundação Iberostar apresentaram, no dia 13 de fevereiro, o projeto “Tecendo a Manhã” que será implantado no município de Mata de São João, litoral norte da Bahia. A iniciativa visa melhorar a vida da população local, atuando em duas áreas de extrema significância: educação e saúde. O projeto, orçado em US$ 500 mil, será implementado pelo Unicef Brasil, em parceria com a prefeitura de Mata de São João.
Na área de educação, o projeto será direcionado à educação infantil, contemplando 750 crianças de até 6 anos de idade e oferecendo formação continuada a todos os educadores de creches e pré-escolas da região. O objetivo é aumentar o número de crianças atendidas e garantir qualidade aos serviços de educação.
No campo da saúde, o programa vai oferecer capacitação para 75 agentes comunitários e 40 profissionais de saúde sobre os cuidados e os estímulos que as crianças precisam receber nos primeiros seis anos de vida. Dentre as questões a serem abordadas, estão a necessidade das seis consultas de pré-natal para todas as gestantes (que deve incluir exames e o teste do HIV); a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses; os resultados de uma nutrição adequada a partir do sexto mês de vida da criança; e o valor da brincadeira. Agentes e profissionais de saúde vão levar as informações a mais de 7,5 mil famílias que vivem em Mata de São João e municípios vizinhos. Haverá ainda a instalação de um centro de formação de famílias. As ações devem ajudar a melhorar a vida das crianças pequenas, garantindo-lhes condições de crescerem com saúde.
Em Mata de São João, vivem 32,5 mil pessoas, entre elas quase 4,4 mil crianças com menos de 6 anos de idade. No município, apenas 24% das mulheres fazem as seis consultas pré-natais recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre as crianças de 4 a 6 anos, somente 47,15% estão matriculadas na pré-escola. Os dados são do relatório Situação da Infância Brasileira 2006 ? Crianças de até 6 anos, o Direito à sobrevivência e ao Desenvolvimento, publicado em dezembro de 2005 pelo UNICEF. A Fundação Iberostar pertence ao grupo Iberostar, um dos maiores grupos de turismo do mundo.