Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Cultura cearense a favor da alfabetização


13 de outubro de 2010

Livros infantis com histórias que narram o universo e a cultura cearense a partir de elementos concretos – o mar e o sertão, as brincadeiras, os hábitos – serão distribuídos às escolas de 60 municípios do estado para melhorar a alfabetização das crianças. Os municípios escolhidos apresentam altas taxas de analfabetismo e menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) – uma adaptação do IDH aos indicadores municipais brasileiros, feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e parceiros.


O material – uma coletânea com 25 livros infantis – será encaminhado aos professores da 1ª e 2ª série do ensino fundamental, com o objetivo de estimular a leitura entre os alunos e ajudar a melhorar o nível de aprendizagem. Ao todo, 3.500 professores vão receber a coletânea, que deverá beneficiar cerca de 87.500 alunos. Eles também receberão um manual de dinamização, com sugestões de como trabalhar o conteúdo das obras, estimulando a participação dos alunos.


“A intenção é trabalhar os livros nos municípios de menor IDH, para que o processo de alfabetização seja melhor”, ressalta Elisabeth Fireman, orientadora da Célula de Desenvolvimento Curricular da Secretaria Estadual de Educação do Ceará. “É necessário cuidar das crianças de ensino fundamental, dar apoio para que elas possam chegar com um nível de aprendizagem melhor no ensino médio”, completa.


As obras foram escritas e ilustradas por artistas do estado, selecionados por uma equipe da secretaria, e têm como pano de fundo assuntos bem conhecidos das crianças da região. Na obra “A raposa e o cancão”, faz-se referência ao pássaro encontrado na Caatinga que costuma ser capturado por arapucas construídas pelos jovens. Os índios são retratados em “Curumim, pajé e as lendas do Ceará”. Brincadeiras como empinar pipa e carretilha (uma espécie de surf praticado sem pranchas, apenas com o corpo) são o mote do livro “Palavras ao vento”. Em “Vida de menino”, descrevem-se atividades como dormir na rede, comer tapioca e colher manga.


A qualidade da educação no Ceará encontra-se abaixo da média do Brasil, de acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Ministério da Educação. Os últimos dados divulgados (referentes a 2003) indicam que apenas 2,4% dos estudantes cearenses da 4ª série do ensino fundamental têm um “nível de conhecimento adequado” à série. A maioria encontra-se em estado muito crítico (30,4%) ou crítico (41,2%). Na 8ª série, a proporção de alunos com “conhecimento adequado” é de 5,2%.


Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD (www.pnud.org.br)

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador