Somos 47.236 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Cursos a distância visam fortalecer educação popular


13 de outubro de 2010

O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Cesep), de São Paulo (SP), está oferecendo quatro novos cursos de educação popular a distância, em parceria com a Coordenação Central de Educação a Distância da PUC do Rio de Janeiro (CCEAD/PUC-RJ). São eles: Água e cidadania; Ecologia: Cuidar da Vida e da Integridade da Criação; Juventude: Outro Mundo Possível; e Arte e Educação Popular. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas, e o custo para participar de um dos cursos é de R$ 100,00.


A modalidade de curso a distancia foi aberta pelo Cesep em 2005 e visa atender às pessoas que atuam nas comunidades, pastorais, movimentos populares, área social, cultural, educacional e política, que desejam continuar sua capacitação, fortalecendo seu compromisso com a educação popular, o movimento ecumênico e a partilha organizada.


Os cursos são coordenados por Neusa Tetzner e colocam à disposição dos seus participantes textos e materiais trabalhados nos últimos Cursos de Verão presenciais promovidos pelo Cesep. Os participantes receberão certificado, emitido pela PUC/RJ, mediante a participação efetiva nas atividades e o pagamento do valor estabelecido.


Sobre os cursos


O curso ?Água e Cidadania? tem como objetivos facilitar a compreensão da temática da água do ponto de vista socioeconômico, político, cultural, humano e ecológico; analisar o sentido religioso da água como fonte de vida, elemento sagrado e simbólico nas diferentes religiões; discutir a disponibilidade, a distribuição e o uso inteligente da água para fortalecer a cidadania; e estimular práticas conscientes e responsáveis na utilização e preservação da água como direito humano essencial.


Já o curso ?Ecologia: Cuidar da Vida e da Integridade da Criação? visa mapear os principais problemas socioambientais da atualidade em nível mundial e, sobretudo, nacional; analisar a atuação dos movimentos populares, dos governos e da sociedade em geral diante dessa realidade; facilitar a reflexão sobre a centralidade da questão ecológica a partir da Bíblia, da espiritualidade e da Teologia; e estimular ações concretas diante do desafio e compromisso de todos de cuidar da Casa Comum.


Os objetivos do curso ?Juventude: Outro Mundo Possível? são, dentre outros: estimular a reflexão sobre a importância das ações sociais e políticas afirmativas em favor da juventude; fortalecer a organização e participação juvenil em grupos, pastorais, movimentos e outros espaços, no seguimento de Jesus Cristo; desafiar para o compromisso de construção de outra Sociedade e Igreja possíveis e necessárias; e analisar a situação em que vivem as diversas categorias de jovens no mundo de hoje, em especial no Brasil.


O Cesep também está oferecendo o curso Arte e Educação Popular, sobre o qual não dispõe de informações.


Metodologia


Em cada unidade dos cursos haverá pelo menos um texto para ser lido e uma ou mais questões a serem respondidas através do ambiente AulaNet, conforme orientação da tutoria. Também haverá atividades práticas (de campo), de acordo com a viabilidade do tema, cujas observações e conclusões serão enviadas para o Fórum de Debates. Além da interação entre tutoria e cursistas e destes entre si, serão realizados alguns debates virtuais ao longo do curso.


As inscrições para os cursos podem ser feitas pelo e-mail: c.distancia@ cesep.org. br ou no site http://www.cesep.org.br/


Sobre o Cesep


O Cesep oferece cursos de iniciação e de aprofundamento, tanto na área das pastorais como da militância cristã na sociedade. Tem como objetivo qualificar lideranças populares, dirigentes de comunidades e agentes de pastoral das igrejas cristãs.


Na América Latina e no Caribe, o Cesep relaciona-se com extensa rede de centros ecumênicos, centros de animação social que prestam serviços semelhantes no campo da formação e que se apóiam mutuamente, procurando enriquecer-se com a diversidade de culturas e experiências sociais que o continente latino-americano e caribenho oferece.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador