Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Erradicação da Miséria

‘Delivery Reverse’ busca alimentos para doação em domicílio


12 de maio de 2016

O Delivery Reverse é um projeto da ONG Banco de Alimentos, implantado em São Paulo, que dá a oportunidade aos consumidores de doar comida ao receber em casa a entrega de um pedido feito a um restaurante.

O serviço funciona assim: o consumidor faz um pedido ao restaurante e quando recebe a encomenda em casa, entrega ao motoboy a comida que seria jogada fora.

O Banco de Alimentos desenvolveu uma mochila especial para facilitar o transporte de doações e convidou uma das pizzarias mais famosas de São Paulo para participar do projeto. A dinâmica de entregas do estabelecimento não foi afetada, segundo Rita Dias Menezes, gerente de marketing da Pizzaria Veridiana. Só que agora os motoboys voltam com as bolsas cheias de alimentos, e não mais vazias. Quando as pessoas fazem um pedido, a atendente explica o projeto. Nas primeiras semanas, os entregadores receberam centenas de doações, que foram entregues a instituições de assistência social.

A ideia não só ajuda pessoas que vivem em insegurança alimentar, como também criar uma rede de solidariedade, que pode mudar a cultura de um país.

A ONG está aberta a novos parceiros interessados em abraçar o projeto. Os donos de restaurantes ou lanchonetes que trabalham com entregas e têm interesse na parceria, podem cadastrar o estabelecimento no reversedelivery.com.br.

Também é possível conhecer mais sobre o projeto no Facebook: https://www.facebook.com/reversedelivery/

Banco de Alimentos

A ONG Banco de Alimentos foi fundada em 1998 com o objetivo de combater o desperdício de alimentos e diminuir os efeitos da fome, para que o maior número de pessoas tenha acesso a alimentos de qualidade.

Os alimentos distribuídos são excedentes de comercializações em boas condições de consumo. São 42 instituições cadastradas na ONG, que atende a mais de 21 mil pessoas.

A iniciativa do Banco de Alimentos forma um ciclo sustentável: com a arrecadação de excedentes de produção e comercialização diminui-se o acúmulo de lixo orgânico e o desperdício de alimentos próprios para consumo, que podem complementar a alimentação de milhares de pessoas em situação de risco alimentar e social.

O projeto ajuda na inclusão social porque, além de visar uma alimentação balanceada através das doações, procura atuar, em conjunto, para o problema da fome, contribuindo para a criação de uma rede de solidariedade.

 Com base em notícia de  Gisella Meneguelli, do GreenMe

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador