Desinformação. Essa é a palavra chave para explicar porque um jovem contrai o HIV a cada 15 segundos no mundo. E na América Latina o número de pessoas portadoras de HIV é alarmante. “Uma dolorosa maioria de adolescentes e jovens não têm informação sobre como evitar o contágio, inclusive em países onde a enfermidade está propagando-se rapidamente e alcançando níveis de pandemia”, disse o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Segundo dados do Unicef, a cada dia seis mil jovens com idades entre 15 e 24 anos contraem o HIV. Entre as crianças, são mais de duas mil novas infecções, na maioria dos casos transmitidas de forma vertical – da mãe para o filho. E cerca de 1400 crianças com até 15 anos morrem anualmente por causas relacionadas com a Aids, enquanto outras 15 milhões têm suas vidas afetadas pela doença, com a morte do pai ou da mãe por causas relacionadas com a epidemia.
A infecção por HIV/Aids afeta a infância como nunca antes, pois, apesar de a maioria das pessoas que vivem com HIV serem adultas, um sexto do total de pessoas que morrem por causas relacionadas com a Aids são crianças com menos de 15 anos. Assim como, um sétimo das pessoas que contraem o vírus do HIV no mundo também têm menos de 15 anos. “A medida que nos aproximamos do início da terceira década da epidemia, uma criança morre a cada minuto por dia por causas relacionadas com a Aids”, disse o Unicef.
Curso sobre sexualidade e prevenção integral do HIV/Aids
Para esclarecer os jovens da região sobre o tema, a equipe técnica da Iniciativa Latino-americana (InLatina) coordena a realização de quatro cursos, a distância, sobre Sexualidade e Prevenção Integral do HIV/Aids com Jovens, entre 29 de outubro e 16 de novembro e entre 12 e 30 de novembro.
O objetivo dos organizadores do curso é mostrar aos participantes experiências, lições aprendidas e ferramentas sobre sexualidade e sobre HIV/Aids, procurando apresentar elementos críticos para a elaboração de ações e programas preventivos para a juventude. Podem participar do curso tanto jovens quanto adultos que tenham, no momento, alguma relação específica com organizações juvenis, e entidades vinculadas a experiências e interesses no tema de prevenção do HIV/Aids.
As mesmas organizações responsáveis pelo Curso de Prevenção realizarão, no mês de novembro, um Curso de Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em Campanhas Eletrônicas Preventivas de HIV/Aids. Com isso, os participantes do curso conhecerão diferentes ferramentas e adquirirão habilidades básicas para o uso pertinente das TICs na elaboração de campanhas de difusão massiva por meios eletrônicos. O curso terá como base a Aula Virtual de Sinergianet http://sinergianet.com.uy/. O custo para cada participantes é de 80 dólares, no entanto, há a possibilidade de bolsa para os postulantes a vagas que justifiquem a necessidade de apoio financeiro. Mais informações sobre os cursos em: gestion@joveneslac.org.
Fonte: Adital (www.adital.org.br)