No dia 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, atitude que, além de ajudar ao próximo, é bem vista no mercado de trabalho. Diante de tantos pontos positivos, jovens brasileiros têm aderido cada vez mais à prática.
Para se ter uma idéia, o perfil de voluntários que mais cresce na Liga Solidária, organização social criada há 85 anos, é de jovem, com alto nível de escolaridade, motivado e disposto a doar tempo de forma não-remunerada a causas de interesse comunitário.
Atualmente, 23% dos voluntário da Liga têm entre 20 e 40 anos. “Estamos sendo muito procurados por estudantes e jovens grupos empresariais, querendo ajudar em dias de semana e também em fins de semana, o que é ótimo para oxigenar a Liga”, afirmou a coordenadora de Voluntariado Priscila Rodrigues de Souza.
Bom para o currículo
De acordo com pesquisa realizada pela Right Management, consultoria organizacional especializada em transição de carreira, dentre os dados que as empresas consideram mais importantes na descrição profissional no currículo, está a realização de um trabalho voluntário, citada por 58% das companhias entrevistadas.
Outras 15% consideram importante que, no documento, constem nomes para referências, 24% valorizam a prática de esportes e 67%, prêmios recebidos. Por fim, grande parte dos consultados (64%) considera que as viagens devem ser mencionadas apenas quando tiverem fins profissionais.
Pontos positivos para a carreira
Características inerentes ao trabalho voluntário – como cumprir compromissos assumidos, vivenciar outras experiências e resolver questões da comunidade – fazem com que a prática seja valorizada nas empresas. Ao realizar um trabalho social, a pessoa demonstra capacidade de servir bem ao próximo, qualidade que se encaixa na atual demanda por melhora de serviços prestados aos clientes.
Além disso, a pessoa mostra comportamento proativo: é capaz de perceber os problemas em sua comunidade, mas não fica de braços cruzados. Sugere mudanças e trabalha para que elas se concretizem, o que também mostra uma visão abrangente das situações.
Informações
Para aqueles que desejam se tornar voluntários, mas não sabem por onde começar, o Portal do Voluntário (www.portaldovoluntario.org.br) oferece algumas dicas interessantes. Entre elas, está uma listagem com os locais onde a pessoa pode agir: igrejas, comunidades populares, grupos de auto-ajuda, clubes de serviços, instituições que trabalham com a terceira idade, associações de jovens e outras.