No início de dezembro, a Secretaria Nacional da Economia Solidária (Senaes) divulgou os nomes das instituições escolhidas para articular os Centros de Formação em Economia Solidária, que realizarão atividades formativas, de educação ou de qualificação social e profissional de educadores e gestores públicos. Serão implantados seis Centros de Formação em todas as regiões do Brasil a fim de fortalecer a Economia Solidária.
Uma das entidades responsáveis pelo desenvolvimento das propostas selecionadas é a Cáritas Brasileira Nacional, que ficará responsável pelo Centro Nacional, cuja sede será em Brasília (DF) e atuará na articulação dos CFES Regionais. No Nordeste, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) coordenará os cursos de formação nos nove estados da região. Já a Regional Sul (atuação em três estados) será articulada pela Escola Técnica José César de Mesquita; Regional Centro-Oeste (DF e três estados) pela Escola Centro-Oeste de Formação Sindical; Regional Norte (sete estados) pela Universidade Federal do Pará; e a Regional Sudeste (quatro estados) pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS).
Ao todo, foram 39 propostas inscritas e estudadas a partir do histórico de cada instituição, onde se analisaram as experiências quanto às atividades formativas ou educacionais que se referem ao Centro de Formação em Economia Solidária (CFES), assim como a infra-estrutura da instituição (espaço, equipamentos), experiência acumulada em economia solidária.
Para ser selecionada, as entidades deveriam ter, no mínimo, cinco anos de atuação na economia solidária e educação popular, além de demonstrar capacidade de articular parcerias não só estaduais, mas para todos os estados que compreendessem a região a qual se propunha representar.
De acordo com o Diretor do Departamento de Estudos e Divulgação (DED/SENAES) e Coordenador da Comissão de seleção, Roberto Marinho, apesar terem apenas uma sede em cada região, os CFES têm metas para todos os estados. “A idéia é implantar um em cada estado”, diz o diretor. Segundo ele, a intenção da Senaes é de capacitar 15 mil formadores em Economia Solidária até 2010.
O projeto prevê ainda a realização de dois cursos de formação por região e dois cursos estaduais, além de oficinas regionais e microrregionais que devem atender a população do interior e da capital dos estados. O valor total do projeto é de 10 milhões de reais, os quais serão divididos entre os seis CFES.
A seleção das instituições responsáveis pela implantação dos Centros foi realizada por um Comitê Avaliador formado por especialistas e articuladores da Economia Solidária no Brasil. O processo seletivo contou ainda com seminários com as instituições selecionadas, onde seus projetos e planos de trabalho para implantação dos CFES foram debatidos e orientados.
Mais informações em http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/prog_selecao.asp
Fonte: Adital (www.adital.org.br)