AEditora Abril anunciou, no dia 23 de janeiro, o projeto Planeta Sustentável, que irá influenciar a linha editorial e veicular publicidade em 54 revistas do grupo. O Manifesto da Sustentabilidade, assinado pela editora e por patrocinadores, será publicado em 339 edições das 54 revistas entre abril deste ano e do próximo. Nas páginas seguintes ao texto, será reservado espaço para as empresas parceiras veicularem suas experiências com responsabilidade social. “A maior contribuição que a Abril pode dar para a causa é ampliar sua divulgação”, afirmou Caco de Paula, coordenador editorial do projeto, atestando que a empresa irá defender a bandeira do desenvolvimento sustentável.
O Banco Real é o primeiro patrocinador do projeto e, como tal, terá direito a 62 páginas duplas em revistas da editora. A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) já adquiriu uma cota de apoio e terá direito a 16 páginas duplas. Outras duas cotas de patrocínio, no valor de R$5,586 milhões, e duas de apoio, ao preço de R$ 2,408 milhões cada, ainda estão disponíveis.
Dieta do CO2Com o objetivo de aprofundar o projeto e transmitir sua essência para as redações envolvidas, será formado um conselho consultivo com membros da editora, dos patrocinadores e também com especialistas em temas afins. Já estão confirmados nomes como o do político e urbanista Jaime Lerner e do fotógrafo Araquém Alcântara. O conselho não terá a função de apontar caminhos para as redações envolvidas, mas sim de sensibilizar os profissionais acerca do tema para que ele seja incorporado às diferentes publicações espontaneamente.
Desta forma, a Abril pretende alcançar uma audiência total de 16,8 milhões de pessoas, desde leitores de suas revistas femininas até de seu carro-chefe, a semanal Veja, passando pelas infantis. “O tema é tão abrangente que é possível encaixá-lo em qualquer publicação?, disse Caco de Paula, referindo-se à possibilidade de publicar uma matéria sobre dieta com foco na quantidade de CO2 liberado na atmosfera que a produção de cada alimento acarreta. ?Só quero ver como eles vão fazer para encaixar isso na Playboy”, brincou Mathew Shirts, redator-chefe da National Geographic Brasil, revista onde o tema é pauta há anos.
Ao todo, a Abril espera publicar um total de mil páginas editoriais sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade social no primeiro ano do projeto, que começará em abril próximo. Cada redação, com o apoio de freelancers, ficará responsável por adaptar o material enviado pelos patrocinadores ao seu público-alvo, veiculando a mensagem com uma inserção maior do que se apenas um texto padronizado fosse publicado em revistas tão díspares quanto Exame, Ana Maria e Guia Quatro Rodas, por exemplo.
Planetasustentável.com.brA coluna vertebral do projeto será o site homônimo, que terá o papel de concentrar o conteúdo produzido sobre o tema. O www.planetasustentavel.com.br, ainda fora do ar, irá atuar como ponto de convergência do projeto e em seu lançamento trará as dez matérias sobre desenvolvimento sustentável que as equipes editoriais das principais revistas do projeto julgarem mais relevantes.
Ao longo do tempo, a proposta é agregar conteúdo ao acervo, adicionando matérias e vídeos produzidos pelas empresas colaboradoras e também por uma equipe própria, que será formada por três jornalistas ainda não contratados. Além disso, os usuários também serão estimulados a enviar conteúdo de vídeo e texto, que será incorporado ao veículo. “A idéia é fazer algo como a Wikipedia da responsabilidade social no Brasil”, disse Caco de Paula, ressalvando que a inserção e a edição do conteúdo não serão livres como ocorre no site citado.
O portal, que deverá ir ao ar em abril, terá conteúdo aberto e vocação para o aproveitamento educacional de seu arquivo, o que também está nos planos da editora. ?A idéia é que o conteúdo extrapole os limites do site e que mostre às pessoas que suas ações têm impacto ao seu redor?, concluiu Fabiana Zanni, coordenadora do site da diretoria geral de interesses da Abril.