Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Educomunicação desperta visão crítica de estudantes na região sisaleira da BA


13 de outubro de 2010

Com o objetivo de contribuir para a democratização da comunicação, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) vem desenvolvendo ações de educomunicação em algumas escolas da região do semi-árido da Bahia. Dentro dessa proposta, os educadores são estimulados a trabalharem a produção de mídias educativas como programas de rádio e boletins, estimulando a participação ativa de crianças e adolescentes nos processos de construção desses meios. Ao mesmo tempo, os educadores promovem debates e reflexão crítica dos conteúdos veiculados na grande mídia.


Em 2006, o MOC aceitou um desafio: Incluir a educomunicação no dia-a-dia escolar de 10 escolas com metodologia do campo. As escolas foram selecionadas pelos coordenadores municipais do projeto Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo (CAT) dos municípios de Conceição do Coité, Retirolândia e Valente, sendo que os próprios municípios foram os responsáveis pelas escolhas das escolas, turmas e professores.


Para obter resultados positivos, o programa de comunicação do MOC realizou oficinas de produção de programas nas 10 escolas, oficinas de capacitação de educadores em educomunicação nas mídias rádio e jornal e produziu, em parceria com a Agência Mandacaru, o Jornal Giramundo que serve de instrumento pedagógico e ajuda a fazer uma leitura da realidade.


Em seu relatório final sobre as ações de educomunicação, Paulo Marcos, técnico do programa de comunicação, aponta que houve avanços nos municípios trabalhados. ?Em Valente, por exemplo, as escolas estão produzindo jornal-mural e boletins e fazendo a distribuição nas demais escolas. Além disso, houve a gravação do programa ?Encontro na Sala? que teve a participação das famílias dos estudantes?, relata.


Na comunidade de Lagoa Grande, no município de Retirolândia, os alunos foram além das gravações do ?Encontro na Sala? e com muita criatividade improvisaram uma caixa de som, um microfone e um aparelho de cd e fizeram uma rádio. Todos os dias durante o intervalo eles apresentam o programa. Os professores de Lagoa Grande informaram que a educomunicação despertou nos estudantes o gosto pela comunicação e que os alunos estão mais atentos aos programas jornalísticos e sempre levam questões veiculadas na mídia para a sala de aula.


Já no município de Conceição do Coité, além do interesse pela leitura, os alunos passaram a valorizar mais as rádios da região, fazendo com que seus pais também escutem os programas.


Apesar das dificuldades, os professores percebem a importância de continuar realizando esse trabalho. Através da educomunicação do campo, os alunos e também os professores tiveram um aumento na auto-estima. Paulo Marcos diz ser gratificante perceber o quanto os alunos estão íntimos do rádio. ?Quem sabe, em alguns anos, possamos ter novos comunicadores na região?,comenta.


Fonte: MOC (www.moc.org.br), com base em notícia publicada.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador