Levar os Jogos Pan-Americanos até as comunidades do Rio de Janeiro a partir de uma visão de quem, muitas vezes, é excluído do direito ao esporte e ao lazer. Essa é a proposta do projeto ?Cobertura Jovem do Pan?, que ocorrerá durante o mês de julho e envolverá cinqüenta jovens de diversas comunidades cariocas e profissionais de comunicação.
O projeto, concebido e desenvolvido com base na educomunicação, é fruto da parceria entre o Projeto/Revista Viração, Observatório de Favelas, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Justiça e Ministério dos Esportes, e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes daUniversidade de São Paulo (NCE-ECA-USP), da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi) e da Radiobras.
Os jovens fazem parte do projeto Guia Cívico e foram selecionados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senaso). Receberão capacitação de texto e produção jornalística, fotojornalismo, rádioweb e vídeoweb. Eles farão a cobertura a partir de sua ótica, de sua visão de mundo, o que resultará em uma cobertura diferenciada e única, além de despertar seu olhar crítico para a comunicação.
“Esse projeto é importante para não só ajudar os jovens a se apropriarem das ferramentas de comunicação, para em um segundo momento trabalharem em suas comunidades, como também para contarem as histórias dos Jogos Pan-Americanos a partir de seus anseios e suas experiências de vida. O mais interessante é o legado que ficará para as comunidades, um legado de comunicação popular e social”, destaca Paulo Pereira Lima, diretor do Projeto/Revista Viração.
A capacitação ocorrerá de forma continua, isto é, os jovens receberão uma orientação inicial e o acompanhamento dos profissionais da equipe durante todo o processo, para que aprendam praticando. Os grupos também vão ter capacitações unificadas para despertar o olhar crítico mais abrangente sobre o que estão produzindo.
Notícias, fotos, rádioweb e vídeoweb serão publicado no site da Agência ViraJovem de Notícias (www.revistaviracao.org.br/agencia), e poderão ser reproduzido por outros veículos de comunicação na base do princípio de copyleft. A assessoria do projeto enviará um boletim diário com a produção dos jovens para os sites parceiros e rádios comunitárias de todo o Brasil.
Fonte: Revista Viração (www.revistaviracao.org.br ), com base em matéria de Bianca Pyl, mobilizadora da rede Virajovens.