Somos 47.239 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

Embrapa e Sesi vão construir unidade móvel de processamento de frutas


13 de outubro de 2010


O lançamento do Projeto Caju, que aconteceu no dia 1º de outubro, em Fortaleza (CE), vai incorporar o produto no Programa Cozinha Brasil em quatro estados do Nordeste ? Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia. Na mesma data, o Sesi, coordenador do Programa, assinou um termo de compromisso para o desenvolvimento do projeto ?Transferência de Tecnologias para Agroindústria do Pedúnculo do Caju e Outras Fruteiras com Suporte de Unidade Móvel de Processamento de Frutas? com a Embrapa Agroindústria Tropical.

Segundo o chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroindústria Tropical Vitor Hugo de Oliveira, a unidade móvel de processamento de frutas tem o objetivo de desenvolver ações de transferência de tecnologia por meio da disseminação de processos de aproveitamento de frutas tropicais, capacitando pequenos e médios produtores, associações e empreendimentos agroindustriais.


A idéia do projeto é que a unidade móvel possa percorrer os principais pólos produtores de frutas nos estados da Região Nordeste, levando o acervo de conhecimentos e tecnologias disponíveis nos centros de pesquisa, universidades e centros tecnológicos. ?Já existe um estoque considerável de resultados de pesquisa adequados para aumentar o aproveitamento das principais fruteiras tropicais do Nordeste. Com a unidade móvel, será possível motivar os pequenos e médios produtores a incorporar essas inovações tecnológicas no processo produtivo do setor agroindustrial?, analisa Vitor Hugo.


O projeto, orçado em cerca de R$ 680 mil, prevê a construção de uma unidade móvel equipada para realizar o processamento de diversas espécies de frutas, além de elaboração de manuais técnicos para a capacitação de multiplicadores. Também consta no termo de compromisso, assinado pelas duas instituições, a realização de 60 cursos teóricos e práticos para pequenos e médios produtores e empreendedores nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador