O 1º Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação será realizado de 3 a 7 de outubro, no campus Maracanã da UERJ, no Rio de Janeiro. O objetivo é promover amplo debate entre o poder público e privado, as operadoras, as agências, as ONGs e as instituições de ensino e de pesquisa, sobre a aplicação do planejamento e manejo do ecoturismo voltado às práticas de mínimo impacto, e sua relação com os vários aspectos do meio físico-biótico, sócio-econômico e político das unidades de conservação.
O Ecoturismo ajuda a gerar uma cultura conservacionista e a promover o desenvolvimento sustentável, além de ser uma opção tecnicamente viável para a manutenção econômica dos recursos naturais e culturais. Dados do WTTC (World Travel & Tourism Council), que organiza estatísticas do turismo no mundo, indicam que o turismo ecológico representa hoje entre 5 a 8% do ?negócio turismo?, devendo atingir 15% do movimento total em 2005.
Contudo, o estabelecimento de atividades de ecoturismo em unidades de conservação no Brasil, de forma geral, ainda não se desenvolveu com base no planejamento detalhado e eficaz, tanto no que diz respeito ao controle e mitigação dos impactos negativos, quanto no fomento às atividades potenciais.
O evento contará com 3 eixos temáticos: Ecoturismo e educação ambiental em áreas protegidas; Planejamento e gestão do ecoturismo em unidades de conservação; e Manejo e conservação dos recursos naturais através do turismo sustentável.
O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Ambientais (GEA/UERJ) e pela empresa júnior Geográfica Consultoria. Mais informações pelo telefax (21) 2587-7703, ramal 38, ou no site: http://www.geauerj.com/iecouc/