O Caminho Farroupilha, um roteiro turístico de destaque no Rio Grande do Sul, foi debatido durante a Oficina de Multiplicação da Rede de Cooperação para Roteirização Turística para o Caminho Farroupilha, promovido pelo Ministério do Turismo, Sebrae-RS e Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer do estado, dias 15 e 16 de outubro.
O Caminho Farroupilha une sete municípios da Costa Doce (Guaíba, Camaquã, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Piratini e São José do Norte, região ao longo da costa da Lagoa dos Patos e do Oceano Atlântico, na Região Sul do Estado) a cinco municípios do Pampa Gaúcho (Bagé, Santana do Livramento, Alegrete, Rosário do Sul e Caçapava do Sul). Todas as localidades têm em comum a identidade histórico-cultural ligada ao mais importante episódio político-militar da história do Rio Grande do Sul: a Revolução Farroupilha (1835-1845).
O roteiro foi desenvolvido a partir de ações do Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo da Costa Doce, que busca ampliar o fluxo de turistas, a promoção e a comercialização de produtos turísticos. O APL é impulsionado em parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Sul e a Agência de Desenvolvimento do Turismo na Costa Doce (AD Costa Doce).
Os APL são aglomerações de empresas localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre elas e outros agentes locais, como governos, associações empresariais e instituições de crédito, ensino e pesquisa.
?O objetivo da oficina é a estruturação de um plano de ação integrado entre as duas regiões envolvidas, a Costa Doce e o Pampa Gaúcho?, afirma a gestora do APL, Jussara Argoud. Entre as tarefas da oficina, está a definição de atrativos ao longo do roteiro que tenham o mesmo significado e a mesma relação histórico-cultural. Também serão contemplados aspectos como comercialização, divulgação e produção de materiais promocionais.
?A participação de todos os envolvidos no Caminho Farroupilha e no turismo regional será fundamental. Temos o desafio de fortalecer uma rede de cooperação e formular estratégias de comercialização deste roteiro?, destaca o presidente da AD Costa Doce, Zelmute Oliveira.
A integração entre a Costa Doce e o Pampa Gaúcho no Caminho Farroupilha teve início em 2005, durante a realização de oficinas do Ministério de Turismo, preparativos ao 2º Salão do Turismo Roteiros do Brasil, em São Paulo. No evento, foram apresentados 65 roteiros prioritários para comercialização do mercado internacional, sendo o Caminho Farroupilha selecionado entre três roteiros do Rio Grande do Sul.
Empreendedores, gestores públicos, universidades e entidades do trade turístico participaram do evento.
Fonte: Agência Sebrae