Foi realizado, no dia 17 de dezembro, em Cuiabá (MT), o Encontro Nacional de Mulheres e Jovens Indígenas. Organizado pela Coordenadoria da Mulher da Funai, o encontro discutiu políticas públicas para jovens e mulheres indígenas, dentre elas, as de enfrentamento à violência contra mulheres índias.
No evento, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) apresentou a denúncia sobre o abuso e a exploração sexual de índias de 11 anos na localidade de Tucano, no município de Serra do Navio, no Amapá. A SPM propõe a apuração imediata da situação, em parceria com Ministério da Justiça e a Funai.
A denúncia chegou ,no dia 14 de dezembro, ao vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá, deputado Paulo José. Segundo ele, as meninas estão sendo retiradas das aldeias e levadas para Tucano, onde são abusadas e exploradas sexualmente por garimpeiros.
Participaram do encontro representantes de povos indígenas de todo o Brasil, da Comissão Nacional de Política Indigenista do Ministério da Justiça, além de técnicos e autoridades da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Ministério da Justiça, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Secretaria Nacional de Juventude (Secretaria-Geral da Presidência da República).
Fonte: SPMulheres (www.presidencia.gov.br/spmulheres)