Desde o dia 5 de dezembro de 2005 está vigorando o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (ISE/Bovespa). O ISE reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial. Foi criado para se tornar marca de referência para o investimento socialmente responsável e indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro. O ISE conta com 34 ações de 28 empresas, selecionadas pela Bovespa com metodologia da Fundação Getúlio Vargas e apoio financeiro do International Finance Corporation (IFC). As companhias representam 12 setores da economia. Foram selecionadas entre as 63 que responderam a um questionário distribuído pelos organizadores do índice. No total, 121 companhias, responsáveis pelas 150 ações mais negociadas na Bovespa, receberam os questionários.
As discussões para a criação de um índice semelhante ao Dow Jones Sustentability da Bolsa de Nova York foram feitas por nove instituições (Abrapp, Anbid, Apimec, Bovespa, Instituto Ethos, IFC, IBGC, Ministério do Meio Ambiente e Ibase). Empresas de álcool, tabaco e armas foram excluídas do índice.
Empresas que compõem atualmente o ISE:
ALL-América Latina Logística Aracruz Celulose Belgo Mineira Bradesco Banco do Brasil Braskem CCR Rodovias Celesc Cemig Cesp Copel Copesul CPFL Energia Dasa Diagnósticos da América Eletrobras Eletropaulo Embraer Gol Linhas Aéreas Inteligentes Iochpe-Maxion Itaú Banco Itausa Natura Perdigão Suzano Bahia Sul Papel e Celulose Tractebel Energia Unibanco Votorantim Celulose e Papel WEG