Drogas, sexualidade, planejamento familiar e empreendedorismo são alguns dos assuntos debatidos nos encontros do projeto Jovens Parcerias, da Associação Lua Nova, com apoio financeiro do Santander. O projeto orienta e capacita adolescentes grávidas e jovens mães em situação de risco, de Sorocaba (interior de São Paulo), em programas de saúde e empreendedorismo e as transforma em multiplicadoras dessas informações junto à comunidade. O projeto envolve a participação de estudantes universitários e secundaristas, que são preparados para capacitar as jovens mães.
No dia 5 de maio, o projeto será apresentado na Feira de Talentos, evento que acontece no bairro de Jardim Nova Esperança, das 8 às 16 horas. E, a partir de 7 de maio, estão agendadas, diariamente, atividades das jovens mães e dos estudantes junto à comunidade. O projeto Jovens Parcerias inclui oficinas de arte, cultura e geração de renda, visitas a centros de saúde e escolas de bairros e encontros nos quais as jovens recebem orientações sobre temas diversos, como drogas, sexualidade e planejamento familiar.
O projeto começou com a capacitação de 35 estudantes universitários de Terapia Ocupacional, Serviço Social, Psicologia e Enfermagem, secundaristas e voluntários do projeto Agente Jovem, da Pastoral do Menor, que participaram de várias oficinas e capacitações. Atualmente, esses estudantes mantêm encontros periódicos com 50 adolescentes em situação de risco, para debater temas diversos.
Em maio, os estudantes e as mães adolescentes já capacitadas visitarão centros de saúde e escolas dos bairros de Sorocaba (Nova Esperança, Parque das Laranjeiras, Sorocaba I, Vila Barão, Márcia Mendes) para transmitir o conhecimento adquirido. Também convidarão a comunidade a participar de projetos de criação de negócios, denominados Cidadania Digital (ensina manutenção de micros, análise de dados e digitação), Comunidade Ativa (projeto de geração de renda e reforço escolar), Biblioarte (biblioteca itinerante) e Grupo de Música (criação de um bloco de Carnaval).
Segundo Raquel Barros, presidente da ONG Lua Nova, o objetivo é inserir socialmente essas adolescentes. “O projeto as tira de uma possível marginalidade e conscientiza a comunidade sobre assuntos importantes, como uso de contraceptivos.”
Paralelamente aos encontros com as adolescentes, os estudantes farão um mapeamento dos bairros carentes da cidade, para identificar e convidar outras jovens na mesma situação para o projeto. O mapeamento será feito em parceria com mais duas instituições de Sorocaba: a ONG Interação, que busca soluções conjuntas entre o Poder Público e a comunidade, e o Imapes (Instituto Manchester Paulista de Ensino Superior).
Jovens Parcerias foi um dos projetos selecionados em 2006 pelo Programa Parceiros em Ação, do Santander Banespa, que semestralmente beneficia programas de educação destinados a crianças, adolescentes e universitários. “O trabalho social que a Lua Nova realiza, há sete anos, é de extrema importância para a comunidade de baixo poder aquisitivo de Sorocaba. Por isso, é uma honra desenvolver um projeto dessa relevância junto a uma instituição tão respeitada”, diz Ligia Dall´Acqua, gerente de Responsabilidade Social do Santander Banespa.