Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH) e do Hospital Infantil de Boston descobriram que as crianças que passam mais tempo assistindo à televisão comem mais dos alimentos altamente calóricos e de baixo valor nutritivo anunciados na TV.
Estudos anteriores já haviam indicado que estas crianças estão mais propensas a estar acima do peso, mas essa é a primeira vez que uma equipe de pesquisa encontra evidências da relação entre as constatações. Os resultados do estudo aparecem na edição de abril da ?Archives of Pediatric and Adolescent Medicine?. “Nós sabemos há bastante tempo que assistir à televisão é um fator de risco para o excesso de peso, apesar de a percepção comum apontar isto como conseqüência do uso sedentário do tempo”, disse Jean Wiecha, autora do estudo e cientista de pesquisa na HSPH. “Este estudo fornece evidências de que a televisão é eficaz no seu intuito de fazer as crianças comerem alimentos que são anunciados, e isso aumenta muito seu consumo de calorias total”. Wiecha e seus colegas cruzaram dados sobre os padrões de dieta e os hábitos de assistir à televisão de 548 estudantes da 6ª ou 7ª séries e então repetiram a análise 19 meses depois. Ao perguntar sobre o consumo de alimentos, os pesquisadores queriam saber especificamente sobre as guloseimas comumente anunciadas na televisão, como refrigerantes, salgadinhos, sanduíches e biscoitos. Também foi pedido aos estudantes que estimassem o número de horas que passam por dia assistindo à tevê. Os resultados do estudo mostraram que cada hora diante da televisão poderia ser associada a um aumento de 167 calorias ? justamente a quantidade de calorias de um refrigerante ou de uma porção de salgadinhos, disse Wiecha. Cada hora na frente da tevê também foi associada ao aumento do consumo de alimentos comumente anunciados na mesma, e esses alimentos foram apontados como responsáveis pela maior parte do acréscimo calórico. O tempo que os estudantes passam assistindo à televisão aparentemente mantém uma conexão mais forte com o consumo adicional de guloseimas doces. Comparando-se aos números de 20 anos atrás, existem hoje o dobro de crianças e três vezes mais adolescentes acima do peso. Jovens acima do peso têm maior probabilidade de se tornar adultos com excesso de peso ou obesos, que correm o risco de ter doenças como diabetes e complicações cardíacas. Enquanto mais pesquisa sobre o assunto ainda é necessária, particularmente na “dosagem” de anúncios publicitários necessários para influenciar as escolhas na dieta, Wiecha acredita que os resultados de sua equipe têm implicações importantes para os pais e para a indústria da publicidade. “Basicamente, nós concluímos que as crianças nesse estudo comem o que assistem”, disse. “Isso deve ajudar a inflar as discussões sobre o mercado de comida focado nas crianças”.