Experiências de diferentes áreas do conhecimento relacionadas a eventos climáticos extremos, tanto no campo da saúde quanto para os temas ambientais, climáticos e socioeconômicos, serão apresentadas na ?IV Oficina do Observatório de Clima e Saúde – Inventário de dados sobre eventos climáticos extremos?, dias 8 e 9 de dezembro. O Coep participa do evento, abordando o tema ?Sociedade civil e desastres. Mobilização e informação?.
Após uma apresentação da visão geral do observatório, descrevendo resultados de oficinas anteriores e a atual fase de desenvolvimento, serão apresentadas as diferentes experiências. Em seguida, grupos de trabalho discutirão e apontarão os indicadores necessários para análise e monitoramento de situações geradas por eventos climáticos extremos.
A oficina é organizada pelo Laboratório de Informações em Saúde (Icict/Fiocruz/Ministério da Saúde), o Programa Espaço e Sociedade (Divisão de Processamento de Imagens/Inpe) e a Coordenação Geral de Vigilância Ambiental (SVS/Ministério da Saúde). O evento tem apoio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz).
A oficina acontece no Hotel Majestic Rio Palace e a programação completa pode ser conferida abaixo.
IV Oficina do Observatório de Clima e Saúde – Inventário de dados sobre eventos climáticos extremosHotel Majestic Rio PalaceRua Cinco de Julho 195 – CopacabanaRio de Janeiro
Programação
Dia 89h ? Recepção dos participantes e café9h20 ? Abertura e boas-vindasApresentação ?Iniciativas de pesquisa e serviços sobre clima, ambiente e saúde?, com Valcer Fernandes (vice-presidência de ambiente), e Christovam Barcellos (ICICT/Fiocruz).10h ? Apresentação sobre o Observatório, com Christovam Barcellos (ICICT/Fiocruz) e Antonio Miguel Monteiro (INPE).10h20 ? Coffee Break10h50 ? Apresentações ?Modelos climáticas e previsões de eventos extremos?, com José Marengo (INPE); ?Papel da defesa civil em situações de eventos climáticos extremos e informações disponíveis?, por Roberto Robadey (Defesa civil estadual); e ?Visão da saúde pública sobre os desastres naturais?, por Haroldo Lopes dos Santos (Datasus).13h ? Almoço14h ? Apresentações ?Geotecnologias e estudo dos desastres naturais: Uma visão das mudanças climáticas?, por Tania Maria Sausen (INPE/Santa Maria); e ?Sociedade civil e desastres. Mobilização e informação?, por Marcos Carmona e Eliane Araujo (COEP).14h30 ? Organização dos grupos temáticos e discussão.
Dia 99h ? Finalização da discussão em grupo11h ? Plenária final, com a participação de Christovam Barcellos, Diego Xavier e Helen Gurgel.13h ? Almoço.Com informações da Ascom Fiocruz.