Somos 47.236 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Participação, Direitos e Cidadania

Expansão das rádios comunitárias está ligada à abrangência do serviço


13 de outubro de 2010

OSuplemento de Cultura da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2006), divulgado, no dia 17 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que em 48,6% dos municípios brasileiros existem rádios comunitárias, superando pela primeira vez as emissoras comerciais de FM (34,3%) e as de AM (21,2%).


Para o ministro da Cultura Gilberto Gil, “é sinal de que há cada vez mais protagonismo por parte das comunidades, que estão tomando a tarefa de estabelecer a intercomunicabilidade, de que a rádio comunitária supre uma lacuna deixada pela rádio comercial”.


Gil descartou que a expansão das rádios comunitárias esteja relacionada à qualidade da programação. ?Está ligada à abrangência do serviço, quer dizer, o da rádio comercial não abrange determinados aspectos desejados pela comunidade, como a informação sobre o próprio bairro, sobre as atividades culturais, de saúde, de educação que ocorrem nas comunidades”, explicou.


A pesquisa mostra também que 30,4% dos municípios brasileiros promovem cursos de atualização profissional para formação de gestor responsável pela área cultural e que em 46,9% deles existe algum tipo de escola, oficina ou curso regular de formação em atividades típicas de cultura, como música (33,8%), artesanato (32,8%) e dança (30,8%).


Os municípios com projetos de implantação de turismo cultural somam 26,2%. A pesquisa aponta o artesanato, com destaque para o bordado, como principal atividade artística em 75,4% das cidades: houve crescimento de 46,8% nos municípios com até 5 mil habitantes e de 91,7% naqueles com mais de 500 mil habitantes. No entanto, são grupos artísticos de teatro os que recebem mais incentivo das prefeituras: 80,5%, segundo o IBGE. O percentual de cidades com Conselho Municipal de Cultura é de 17%, mas apenas 5,1% delas possuem Fundo Municipal de Cultura.


Fonte: Agência Brasil (www.agenciabrasil.gov.br/ ), com base em matéria de Alana Gandra.

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador