Dezessete agricultores das comunidades Impoeiras, Pé de Serra e Jiquiri, situadas município de Estrela de Alagoas, participaram, nos dias 23 e 24 de maio, de uma capacitação em Sistema Simplificado de Irrigação, promovido pela Articulação no Semi-árido Brasileiro (ASA). Os participantes obtiveram, da ASA, cisterna-calçadão e barragem subterrânea, duas tecnologias de captação de água para produção de alimentos do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
Durante os dois dias, foram trabalhadas questões teóricas e práticas com a finalidade de preparar os beneficiários para a melhor utilização das tecnologias sociais, por meio de métodos simples e econômicas de irrigação. Nesse sentido, no dia 23, foi feita uma reflexão sobre os modelos de propriedades e as práticas de produção das famílias presentes. Também foi realizado um levantamento das formas de irrigação conhecidas pelos participantes, o material utilizado na produção agrícola, bem como os custos para produzir.
No dia 24, foi feita uma visita à propriedade de Dona Maria Salete, 51 anos, moradora do Sítio Jiquiri, onde os canteiros estavam em fase de construção. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de fazer um exercício prático nos canteiros.
Dona Salete conta que já percebeu que os canteiros irão contribuir muito para a alimentação de sua família, pois já começou a experimentar o plantio de algumas hortaliças e verduras, mesmo no verão. Dona Salete lembra que, antes do canteiro, esses alimentos só eram possíveis de serem plantados no inverno.
A cisterna-calçadão de Dona Salete está pronta há quatro meses e, com a finalização dos canteiros, ela se mostra animada para aumentar a produção de verduras e hortaliças, bem como o seu plantio de fruteiras que, no momento, apresenta pouca variedade.
Ainda durante o curso, foram distribuídas mudas de fruteiras e plantas medicinais para as 17 famílias. Os agricultores vão participar de novo intercâmbio para conhecer outras experiências de canteiro econômico.