Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

Foi entitulada “Fé no futuro”, a reunião da ONU em Bristol


9 de setembro de 2015

O encontro, entitulado Fé no Futuro, é co-sediado pelo PNUD e pela Aliança das Religiões e Conservação.

Líderes religiosos de todo o mundo e oficiais sêniores das Nações Unidas se reunem em Bristol nesta semana para discutir maneiras de trabalhar juntos na implementação dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), destinados a retirar pessoas da pobreza e criar um planeta sustentável.

A reunião da ONU em Bristol, entitulada Fé no Futuro, será realizada entre hoje e amanhã, e co-sediada pelo Programada das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Aliança das Religiões e Conservação (ARC), que tem sede em Bath.

O propósito é discutir como grupos religiosos podem apoiar os ODS, que apontarão a direção do trabalho para o desenvolvimento mundialmente pelos próximos 15 anos. Os 17 objetivos propostos serão adotados pelos Estados-Membro da ONU durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável no dia 25 de setembro em Nova York e substituirão os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que expiram no final deste ano.

O encontro terá a presença de 24 tradições religiosas e organizações de fé, além de representantes das Nações Unidas, Banco Mundial, The Nature Conservancy, WWF e governos da França e da Alemanha.

As religiões são a maior entidade organizada da sociedade civil e principais prestadores de serviços de saúde, educação e assistência mundiais. Durante a reunião da ONU em Bristol, as religiões anunciarão seu comprometimento para os próximos 10 anos com o desenvolvimento sustentável, os Compromissos de Bristol.

O secretário-geral da ARC, Martin Palmer, afirma que “os Compromissos de Bristol são específicos e relacionados à fé. São detalhados programas de trabalho de comunidades religiosas de todo o mundo, cada um inspirado pelos seus próprios valores e crenças, e darão contribuição significativa para melhorar a vida de milhões de pessoas mundo afora. Eles são compromissos de 10 anos para que as religiões possam avaliar o que foi alcançado e ajustá-los para os cinco anos finais do processo dos ODS.”

Martin Palmer acrescenta: “Para a Grã-Bretanha, sediar esse encontro histórico entre os maiores setores da ONU e as maiores religiões do mundo é muito significativo. As religiões são o maior e mais socialmente ativo setor da sociedade civil em praticamente todos os países do mundo, com exceção da Coréia do Norte. Eis porque, na nova visão de desenvolvimento que forma a base dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a serem lançados ao final deste mês na ONU, trabalhar com as maiores religiões do mundo é visto como uma nova prioridade.”

O diretor do Grupo Pós-2015 do PNUD, Paul Ladd, afirma que “durante as negociações para pós-2015, governos e sociedade civil trabalharam juntos por uma agenda comum, de forma a dar lugar a uma mudança transformadora. As comunidades religiosas do mundo desempenharão importante papel na implementação da nova agenda, mobilizando pessoas pelo mundo para que apoiem o alcance dos 17 ODS até 2030.”

O prefeito de Bristol, Geoger Ferguson, revela: “Esta é uma oportunidade excepcional para os grupos religiosos do mundo todo trabalharem junto a representantes sêniores da ONU na formulação dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dessa forma, para nossa cidade, eleita Capital Europeia Verde do ano, não existe tempo melhor para Bristol sediar tal evento, que testemunhará o desenvolvimento daquilo que nós acreditamos será um dialógo realmente influente.”

“Nossa meta é ajudar a aumentar a capacidade da sociedade civil de contribuir para o futuro do desenvolvimento sustentável global. Junto com a ARC, nosso presidente da câmara municipal e os líderes dos diversos grupos religiosos de Bristol, estou ansioso para receber os representantes de todo o mundo para o que estou certo será um vigoroso e construtivo diálogo.”

“Esse importante evento sucede o workshop internacional e simpósio, do qual eu tive o privilégio de participar no Vaticano na presença do Papa Franscisco. Nosso convite para falar no evento junto a 65 prefeitos de grandes cidades de todo o mundo é prova da crescente reputação internacional de Bristol como cidade sustentável.”

Fonte: PNUD

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários



Apoiadores


Realizador