Como forma de abrir espaço para produção agrícola alternativa da região, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) sedia a Feira Agroecológica do Assentamento Zumbi dos Palmares. Lançada durante o período de férias da universidade, a feira de produtos alternativos é realizada às terças-feiras, de oito às 13 horas.
Integrante do projeto ?Agroecologia: uma estratégia para o fortalecimento da agricultura familiar da região Norte Fluminense?, a feira é realizada há mais de dois anos. Sob coordenação do professor Fábio Cunha Coelho, do Laboratório de Fitotecnia da Uenf, nela são comercializados alimentos sem agrotóxicos produzidos nas terras do Assentamento Zumbi.
Os agricultores utilizam técnicas alternativas na produção de alimentos no assentamento. Para fertilização do solo é utilizado adubo feito com compostos orgânicos, que consiste em mescla de esterco de curral com sobras vegetais, como palhas ou cascas. Para controle de pragas e doenças, os assentados usam caldas naturais em vez de produtos químicos. As caldas são feitas de sulfato de cobre e cal diluídos ou originadas da planta indiana Nim, que inibe o desenvolvimento de insetos sem prejudicar a saúde humana.
A feira foi estruturada com apoio da Uenf, da Universidade Federal de Viçosa (MG), da ong Instituto de Agroecologia e Meio Ambiente Solar dos Jesuítas (Iamasol) e do professor Carlos Rezende, do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Uenf. A idéia surgiu durante a ?Escolinha Agroecológica? que foi montada no Assentamento Zumbi a partir de iniciativa da Comissão Pastoral da Terra e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).