Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, o Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, homenageia a poetisa goiana Cora Coralina (1889?1985) de forma original, promovendo o Festival de Doces e Poesias de Cora Coralina, a partir do dia 29 de outubro de 2008.
A poetisa costumava dizer que valorizava mais seus atributos de doceira do que seu dom de escrever. Por isso, o festival propõe a celebração do olhar poético de Cora Coralina com a divulgação de sua obra e a degustação de doces com receitas da poetisa e da culinária goiana.
Além disso, haverá recitais, peças de teatro, vídeos e documentários; música e artesanato que reverenciam a personalidade artística de Cora Coralina e destacam a contribuição daqueles que vêm mantendo a memória da artista.
O projeto também busca a inclusão social e a democratização do acesso à cultura e à leitura. Por isso, o festival conta com o envolvimento de associações comunitárias de idosos de cidades como Brazlândia, Taguatinga, Ceilândia e Gama.
Também haverá recitais de poesias em oito escolas públicas do Distrito Federal, e distribuição de mais de 500 livros, para as escolas e a bibliotecas comunitárias.O espaço cultural fica na Asa Sul – Zona 0 ? Brasília. Mais informações: (61) 3443-1559 – 508sul@sc.df.gov.br
Dia Nacional do Livro
O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o ?Dia Nacional do Livro? por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.
Seu acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro. A biblioteca foi transferida em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação.