O fórum “Homens e Mulheres em Equilíbrio para o Sucesso dos Negócios”, realizado pela Itaipu, Sesi-PR/Fiep e Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná, em março, contou com a presença de Nilcéia Freire, ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, que falou da situação da mulher no Brasil hoje e os principais pontos do Plano Nacional de Políticas para Mulheres, elaborado durante a I Conferência Nacional de Políticas para Mulheres. Realizado na Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o evento reuniu cerca de 300 executivos, empresários, profissionais liberais e representantes de universidades.
Este foi o primeiro evento na história do estado que reuniu participantes das principais empresas paranaenses, nacionais e multinacionais, interessados em discutir os valores masculinos e femininos nas instituições. Inicialmente, eram esperados cerca de 150 participantes, mas a procura superou a expectativa dos organizadores e chegou a 300 inscritos.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, ressalta que este é um momento histórico para as empresas e indústrias paranaenses. “É preciso valorizar a potencialidade das mulheres e homens, fazendo com que as competências específicas se complementem na busca de um ambiente de trabalho harmônico, produtivo e criativo”, diz Rocha Loures.
Na opinião da coordenadora do Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná, Avani Slomp Rodrigues, o fórum também teve a função de conscientização. “Ele foi importante para desfazer a imagem de que a mulher quer competir com o homem, na verdade, nós queremos trabalhar juntos”, comenta Avani Slomp Rodrigues.