Somos 47.238 em 27 estados
e 1.874 municípios
  • Login
  • Seja um mobilizador
  • Contato
    • A A A
Busca avançada

Notícias

Meio Ambiente, Clima e Vulnerabilidade

Fórum livre discute papel da sociedade em catástrofes naturais como a do Haiti


13 de outubro de 2010


O que a sociedade pode fazer para deixar de ser espectadora de tragédias naturais, como a que acometeu o Haiti recentemente? Este é o tema do fórum livre que realizaremos, de 08 a 12 de fevereiro. A temática foi escolhida pela maioria dos mobilizadores que participaram da enquete realizada no site. As outras opções disponibizadas foram: que ações as comunidades poderiam fazer para tentar evitar desastres naturais (30% dos votos), e que serviços públicos seriam necessários para minimizar a ocorrência de catástrofes naturais (16% dos votos).

Opiniões de especialistas


Em todo o mundo, países, entidades, empresas, profissionais e pessoas comuns estão mobilizados para ajudar no processo de reconstrução do Haiti. No curto prazo, são fundamentais as doações em dinheiro e a realização de ações emergenciais, visando suprir as necessidades básicas da população. No entanto, no longo prazo, diversos especialistas alertam que os esforços para recuperar o país serão efetivos somente na medida em que a população participe ativamente das ações empreendidas.


Em entrevista ao jornal O Globo, em 24 de janeiro, o espanhol Pablo Ruiz Hiebra, do Programa da ONU para o Desenvolvimento (Pnud), que participou da reconstrução de diversos países, afirma: ?A comunidade internacional pode mandar fundos e apoio técnico, mas a chave é que os próprios haitianos liderem esse processo?. Para evitar que apenas as elites sejam beneficiadas pela comunidade internacional, ele alerta que é preciso dar voz às pessoas e criar mecanismos para que todos participem.


Da mesma forma, ao abordar a ajuda dada às populações afetadas pela série de tsunamis que mataram pessoas em 14 países no Oceano Índico, os autores do texto ?Joint evaluation of the international response to the indian ocean tsunami: synthesis report?, J.Telford, J.J.Cosgrave e R. Houghton, salientaram que ?a resposta à calamidade foi principalmente liderada pelas próprias pessoas afetadas?. E complementaram afirmando que ?a resposta internacional foi mais eficaz quando instruiu, facilitou e apoiou [moradores locais e instituições nacionais] e quando lhes prestou contas?.


Portanto, o grande desafio da ajuda humanitária ao Haiti é mobilizar e envolver toda a população, especialmente aquela em estado de maior vulnerabilidade, e também as organizações e o governo local nos esforços para reerguer o país. De outra forma, a ajuda humanitária será distribuída aos mais articulados ou poderosos, perpetuando a situação de desigualdade e extrema pobreza deste país caribenho.


O QUE É POSSÍVEL FAZER PARA ENVOLVER A POPULAÇÃO NAS AÇÕES DE RECONSTRUÇÃO? O QUE VOCÊ SUGERE PARA MOBILIZAR AS PESSOAS?


PARA PARTICIPAR DO FÓRUM, CLIQUE AQUI!

Compartilhar:
Imprimir: Imprimir

Conteúdo relacionado

  • Jornada Cidadania e Inovação é lançada em setembro
  • LABetinho oferece minicursos gratuitos
  • Rede COEP lança o PodCast Cidadania em Pauta
  • Manifesto da UFSC contra extinção do CONSEA
  • Manifesto pela não extinção do Consea
  • Nota da ASA Contra a Fome e em Defesa do Consea

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Comentários

19 comentários sobre “Fórum livre discute papel da sociedade em catástrofes naturais como a do Haiti”
  1. Paes Landim Moreira says:
    10/02/2010 às 9:55 pm

    eu acho que a sociedade deveria tomar providencias especiais para que isso não volte acontecer novamente

    Responder
  2. souza says:
    10/02/2010 às 8:04 pm

    eu acho qui as pessoas devem si unir para juntos consegimos
    recoonstuir…já as pessoas qui não querem ajudar com dinheroe alimento ete…veverian ajudar mandando energia positiva..

    Responder
  3. Landa says:
    10/02/2010 às 5:33 pm

    Tálvez não seja só a ajuda em dinheiro
    que vá fazer a diferença,más é preciso
    lembrar tbm que em muitos casos uma palavra
    de conforto tbm faz parte da solidariedade…
    Más em um caso como este ocorrido atualmente
    no Haiti,um pais vizinho,qualquer ajuda por menor
    que seja vai fazer a diferença e vale lembrar
    tbm que um pouco pra gente poderá até não fazer
    falta!!!
    Pensar e ajudar o próximo,também é ajudar a si mesmo….Uma refletição,pensem!!!

    Responder
  4. Laninha says:
    10/02/2010 às 5:32 pm

    E uma das piores situacoes em que nos encontramos
    alem do pais ser um dos pais mais pobre da africa,
    vem acontecendo essa catrastrofe acabando com muitos
    humamos e com o pais tambem.
    Espero que a situacão mude e pra melhor!!!

    Responder
  5. Euclebio says:
    10/02/2010 às 5:30 pm

    eu acho que temos que penssar muito
    antes de agir e ouvir muito as opinios dos outros
    para que saia um trabalho melhor,
    e que de serta forma possa ajudar o povo haitiano.

    Responder
  6. tonnynha says:
    10/02/2010 às 5:30 pm

    é preciso q todos se juntem e se mobilizem para ajudar na reconstrução do país ,e q ñ só um ou dois ajudem e sim todas comunidades…de uma forma ou outra todos tem q ajudar,pois são muitas famílias precisando dessa ajuda,ñ só as comunidades q ficam perto do local,como a de todos países…cmo por ex:em vç doar um kilo de alimento vç já está ajudando muito,salvando vidas q só precisam do nosso apoio e ajuda.
    Antônia de jesus sous (10/02/2010)

    Responder
  7. william says:
    10/02/2010 às 5:30 pm

    isso realmente é uma coisa que temos que pensar com todo cuidado , pois nós somos os principais culpado, pois alem de construirmos em local errado, como também brincamos com a natureza…..
    mesmo sabendo que vai nos ferir também…

    Responder
  8. Joaquim de Joca says:
    10/02/2010 às 4:19 pm

    Isso realmente é uma coisa que temos que pensar com todo cuidado , pois nós somos os principais culpado, pois alem de construirmos em local errado, como também brincamos com a natureza.

    Responder
  9. MARIA CELIA says:
    10/02/2010 às 4:03 pm

    Motivar e mobilizar. Tarefas dificílimas. Para participar da mobilização em prol de um objetivo comum as pessoas precisam estar motivadas e, a motivação é individual. Na minha opinião o primeiro passo é identificar líderes por micro-regiões. Pessoas habilidosas na arte de construir novos paradigmas. Identificando os líderes, treiná-los a orientar grupos pequenos que tenham afinidades entre si. A orientação deverá ser interdisciplinar, começando pela elevação da auto-estima, do entendimento que nós podemos mudar o rumo da nossa vida e a partir daí, mudar o rumo do nosso país e, até onde nós realmente podemos. O objetivo inicial das reuniões seria o de levantar o perfil da população; os problemas por ela enfrentados e as soluções propostas pela própria comunidade. Exemplo: Uma família que perdeu entes queridos, perdeu a casa e tudo o que havia nela. Pergunte a ela o que poderia ser feito para que sua dor fosse minimizada. Em primeiro lugar um teto? Se isso; de que forma ela e seus amigos, vizinhos ou conhecidos poderiam contribuir para realização deste feito,supondo teríamos os materiais necessários para este fim.
    Ao mesmo tempo como curar a dor emocional da perda? Encontros inter-familiares cujo problema tenham afinidades e dentro desses encontros haveria espaço para sugestões de temas ou desenvolvimento de ideias para novos projetos para o próprio grupo.Além disso, identificar os problemas enfrentados anteriormente tanto do ponto de vista ambiental quanto pessoal

    Responder
  10. paty says:
    10/02/2010 às 11:08 am

    é uma tragédia muita ruim para o mundo inteiro.

    Responder
  11. zaldo says:
    09/02/2010 às 1:36 pm

    É preciso antes de tudo, entender que o Haiti é o país mais pobre das Américas devido ao embargo econômico imposto pelas grandes potências como USA e Inglaterra, causando o caos econômico, desemprego e falta de perspectivas. Agora aparecem com demagogia e ajuda humanitária, depois da catástrofe, é fácil pousar de santinho. O segundo país a tornar-se independente atravéz da luta e da liderança de um negro como Tussam, incomoda.

    Responder
  12. Jiosete amorim says:
    09/02/2010 às 12:35 am

    É necessário, antes de tudo, que todas as pessoas tenham acesso a boas condições de vida, de modo que, ao enfrentarem situações deste tipo tenham meios de serem tratadas dignamente, sem nenhuma discriminação.

    Responder
  13. Flavia Loureiro says:
    07/02/2010 às 7:21 pm

    É necessário a participação de todos – comunidades, governos, empresas, entidades, … É importante considerar que haverá outros locais com a mesma situação ou que poderão ter os mesmos problemas

    Responder
  14. Geovani says:
    06/02/2010 às 2:43 pm

    É preciso que a comunidade participe da elaboração do plano de reconstrução do pais,para que seja beneficiada a população como toda,para que isso ocorra precisa ser feito um trabalho por região, não privilegiando ninguém, apenas reconstruindo, ajudando todos os que precisam.

    Responder
  15. Paes Landim Moreira says:
    06/02/2010 às 2:40 pm

    Se eu tivesse dinheiro eu ajudaria como não tenho eu so fico com pena de não poder mandar…

    Responder
  16. Arailson says:
    06/02/2010 às 2:40 pm

    Muitas pessoas culpam os políticos ou até mesmo Deus mas toda a humanidade tem culpa pelo que está acontecendo em questão de tragédias naturais. Então, eu acho que se cada um de nós fizéssemos nossa parte seria importante para evitar essas tragédias.

    Responder
  17. Arailson says:
    06/02/2010 às 2:35 pm

    eu acho que o que tem que ser feito pra ajudar vai ser,mas aos poucos.por que não da pra reconstruir um pais em uma semana ou um mês…

    Responder
  18. sousa says:
    06/02/2010 às 2:35 pm

    É necessário que os Países se juntem e enviem mais ajuda em forma de alimentos, e homens para ajudar nas construções das casas dos mais pobres e necessitados que não ficaram mais com suas moradias, pois, vemos nos jornai que dão até brigas na hora que chega, gerando muita pena, fico com o coração partido por estar tão distante e não ter condições de dar a minha ajuda.

    Responder
  19. Geovani says:
    06/02/2010 às 2:33 pm

    É preciso que a comunidade participe da elaboração do plano de reconstrução do pais,para que seja beneficiada a população como toda,para que isso ocorra precisa ser feito um trabalho por região, não privilegiando ninguém, apenas reconstruindo, ajudando todos os que precisam.

    Responder


Apoiadores


Realizador